Categoria: Ciências Artigos |
O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
GIOPPO, C.; SCHEFFER, E. W. O. e NEVES M. C. D.
Este ensaio aborda o papel essencial das atividades experimentais nas escolas de ensino fundamental. O texto divide-se em sete tópicos: eles procuram argumentar sobre a necessidade de um projeto pedagógico, o qual vincule intimamente as atividades experimentais ao ensino de Ciências que a escola deseja desenvolver. Para isso, defendemos a escola autonômica, que organiza e executa seu projeto pedagógico, que escolhe materiais essenciais às atividades propostas, que luta, enfim, pelo seu direito à independência. Na conquista desse status, pelo menos um ponto é mister destacar: a desvinculação dos materiais – suportes de um laboratório standard no processo de regulamentação das escolas públicas no Paraná.
Palavras-chave: Ensino experimental; Atividades experimentais; Ensino de Ciências.
|
909 0 bytes Educar, n. 14, p. 39-57. 1998. Editora da UFPR |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.