Categoria: Sociologia Dissertações |
Organização e racionalidade: o caso da indústria da moda  |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
JUSTINO, Vanessa Alves
Com base na Sociológica das organizações, analisou-se a indústria da moda e suas especificidades em relação a outros tipos de indústria. O foco de análise privilegia asdiscussões sobre a construção dos atores e os processos que explicam suas ações e decisões dentro do contexto organizacional. Constatou-se que na cadeia produtivada indústria da moda, o estilista configura-se como um ator estratégico. Embora sua imagem esteja relacionada a de um gênio criador livre e talentoso, como a de um artista descompromissado com a realidade, suas criações resultam, de fato, de sua capacidade para conciliar os fatores objetivos que constrangem suas criações, como as características do consumidor e da própria empresa, com o lado criativo do seu trabalho. Uma das peculiaridades da indústria da moda é o fator de incerteza e risco em que as decisões estão envolvidas, num setor onde a renovação é imperativa e deve ser uma constante.
Palavras-chave: Sociologia. Indústria. Indústria da moda. Moda. Consumo.
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691 0 bytes UFMG http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/VCSA-7Q2QGD |
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