Educadores



Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Raízes da sociologia brasileira : Florestan Fernandes e a questão do intelectual Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
MARTINS, Tatiana Gomes

Resumo: Este trabalho procura analisar a questão do intelectual perfila algumas dos principais trabalhos de Florestan Fernandes produzidos entre meados da década de 50 até 1968. Fundamentalmente, a pesquisa tem como foco os livros: Mudanças Sociais no Brasil (1960); A Sociologia Numa Era de Revolução Social (1963) e Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento (1968). Além deles, também são utilizados os textos Ensaios de Sociologia Geral e Aplicada (1960) e Fundamentos Empíricos da Explicação Sociológica (2967) no sentido de demonstrar a fundamentação metodológica dos primeiros. Desse modo, através da identificação das questões referentes à mudança social, ao desenvolvimento nacional e ao papel intelectual, presentes nos textos considerados, a pesquisa procura conferir a dimensão política que eles representam a partir da definição da sociologia enquanto?Autoconsciência científica da sociedade?

Palavras-chave: Sociologia - Brasil. Intelectuais e política. Mudança social.

OBSERVAÇÃO - Para baixar artigos, teses e monografias da Unicamp é necessário fazer um cadastro simples com e-mail e senha.

Downloads 1047  1047  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000266086
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.