Educadores



Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Entre o público e o privado : interpretações sobre estórias de abuso sexual em narrativas jornalísti Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
Kraemer, Luciana

Entre o público e o privado : interpretações sobre estórias de abuso sexual em narrativas jornalísticas [documento impresso e eletrônico].

Porto Alegre, 2008. 166 f. : il. Diss. (Mestrado em Ciências Sociais) - PUCRS, Fac. de Filosofia e Ciências Humanas


Data 2008
Descrição Física 166 f. : il.
Nota Tese/Diss Diss. (Mestrado em Ciências Sociais) - PUCRS, Fac. de Filosofia e Ciências Humanas

Resumo: O presente estudo investiga o abuso sexual de crianças e adolescentes a partir das narrativas jornalísticas construídas em dois dos jornais de maior circulação da região sul do Brasil, a Zero Hora (RS) e a Gazeta do Povo (PR), entre setembro de 2006 a outubro de 2007. Um dos principais objetivos foi compreender como as notícias neste período retrataram as três posições sociológicas associadas a esta violência, como a vítima, o abusador e a cena de abuso. Outro questionamento da pesquisa diz respeito aos indicadores que revelam a maior ou menor abertura dos jornais ao discurso da Agência de Notícias dos Direitos da Infância, uma ONG que se coloca como porta voz dos direitos da infância no campo jornalístico e que trabalha para regular a abordagem do tema nos meios de comunicação. Para dar conta das especificidades do objeto investigado, se utilizou como referencial teórico leituras associadas à violência, sexualidade, infância, sociologia da comunicação e movimentos sociais. Como fonte de análise utilizou-se ainda o discurso de jornalistas e dirigentes da organização. Dentre os resultados, a evidência de que o discurso jornalístico tem priorizado, nas narrativas, os casos de abuso sexual que se distanciam dos que as estatísticas produzem, deslocando a casa como espaço primeiro onde esta violência normalmente ocorre.

Downloads 2356  2356  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC - RS  Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1563
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.