Educadores



Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Escolhas e influências dos consumidores de alimentos na modernidade reflexiva : um estudo em superme Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SILVA, Pedro Junior da

Resumo: este trabalho faz uma análise sociológica das escolhas dos atores sociais, consumidores de alimentos orgânicos, convencionais, e produtos geneticamente modificados encontrados nos supermercados de Curitiba. Com a alta modernidade, principalmente a partir da segunda metade do século XX, os problemas ambientais causados pela contaminação de resíduos químicos provenientes da agricultura convencional, e recentemente os riscos produzidos pela engenharia biotecnológica à saúde humana e ao meio ambiente, muitos consumidores procuram escolher alimentos orgânicos como forma de alimentação saudável, seja por receio de riscos à saúde, seja para incluir nas suas ações cotidianas medidas responsáveis para com o meio ambiente. A partir da teoria do sociólogo Anthony Giddens, fizemos uma pesquisa de campo em que foram coletados dados com 600 consumidores em 41 supermercados de Curitiba, como forma de traçar um perfil dos diferentes consumidores de alimentos e suas fontes de informação. Percebemos que os meios de comunicação social têm um papel relevante em suas escolhas e práticas sociais, assim como contatos pessoais e familiares, e nos seus conhecimentos sobre os riscos alimentares.

Palavras-chave: Consumidores de alimentos. Supermercados. Modernidade. Escolhas e influências.

Downloads 981  981  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/7566
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.