Educadores



Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!As práticas profissionais do sociólogo como representaçőes sociais dos alunos de cięncias  Popular Versão: pdf
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MELO, Eduardo Gomes de

Resumo: Para colaborar com os estudos do Núcleo Interinstitucional de Estudos sobre as Ciências Sociais no Paraná UFPR o presente trabalho está focalizado nas Representações Sociais sobre as práticas profissionais do sociólogo, segundo os alunos de ciências sociais matriculados no ano de 2004 na UFPR. Temos como objetivo buscar: o que o grupo de análise em questão (alunos de ciências sociais da UFPR) pensam e o que criam como imagem, na sua socialização como grupo, sobre a sociologia no estado do Paraná. Para isso aplicamos questionários a 78 alunos de ciências sociais da UFPR divididos por nós em 3 grupos de acordo com o ano de ingresso no curso. Isto porque acreditamos ter significativas diferenças na formação das Representações Sociais, em função do tempo que o aluno está no curso. Quanto aos resultados obtidos, estes mostram que as representações sociais estão baseadas nos aspectos do universo formado pela UFPR e pelo curso de Ciências sociais desta instituição; que as representações sociais vão se consolidando de um grupo para o outro (dos calouros para os formandos); que as representações sociais são: a) Sociologia acadêmica de qualidade; b) pouco presente relação entre sociologia e sociedade, pouco incentivada e pouco divulgada; c) sociologia voltada para o trabalho docente. Define-se através destas representações uma distinção que há para estes alunos na sociologia: entre o meio acadêmico e o que há fora dele (sendo este último ainda nebuloso).

Palavras-chave: Sociologia Brasileira. Sociologia no Paraná . Representações sociais. Ensino Superior.

Downloads 1166  1166  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/2640
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.