Educadores



Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A formação do professor de física entre a graduação e a atuação profissional: aprender atuando e atu Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MARTINS, Alisson Antonio

Nesta pesquisa buscou-se verificar o que se passa entre a graduação e a atuação profissional de professores de Física do ensino médio e que não se evidencia de modo explícito nestes espaços considerados de modo isolado. Partiu-se da noção de que os professores em formação adotam uma postura de produtores de conhecimentos sobre o ensino e que esta postura está relacionada com a ideia do professor como intelectual sugerida por Giroux. Esta noção é entendida nesta pesquisa como uma alternativa ao conceito de professor reflexivo de Schön, que tem sido utilizado recentemente em diversos trabalhos sobre formação de professores. Com o intuito de melhor entender as relações que ocorrem no espaço escolar foram exploradas as noções sobre a escola e educação para diversas linhas de pensamento. A discussão sobre a metodologia da pesquisa é desenvolvida com o fim de apresentar os modos como as informações foram coletadas em face da discussão teórica presente nos capítulos anteriores a ela. Logo após são realizadas as análises das respostas obtidas no primeiro instrumento de pesquisa utilizado, isto é, o questionário. Tal instrumento foi respondido voluntariamente por cinco alunos de um curso de licenciatura em Física, que já atuavam como professores, embora ainda estivessem em processo de formação inicial. Este instrumento permitiu visualizar que os sujeitos adotam uma postura de produtores de conhecimento, entretanto dois deles apresentaram uma aproximação maior em relação à esta postura, levantando inclusive a possibilidade de fazer uma discussão sobre o professor como intelectual. Esta pesquisa permitiu ampliar a compreensão sobre o que se passa entre a universidade e a escola que contribui para a formação do professor. Foi possível perceber que o contato com a docência estando ainda em processo de formação inicial possibilitou aos sujeitos entrevistados uma tomada de posição crítica em relação a sua situação semiprofissional, ao mesmo tempo em que a sua formação para a docência na graduação ganhou novo significado quando se tem aproximação com o espaço escolar sendo realizado em paralelo com a sua formação inicial.

Palavras-chave: Formação de Professores de Física. Ensino de Física. Professor como intelectual. Produção de conhecimento.

Downloads 2105  2105  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/22155
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.