Educadores



Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A astronomia presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Londrina Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
QUEIROZ, Vanessa

Neste trabalho investigamos os conteúdos de Astronomia que estiveram presentes nas séries iniciais (primeiro e segundo ciclos) do Ensino Fundamental de algumas Escolas Municipais de Londrina, durante o ano de 2006. Os materiais de análise foram os Livros de Chamada – onde os professores registram os conteúdos ministrados em cada aula. A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1991) e os documentos de análise de conteúdo (BARDIN, 2001) foram os Livros de Chamada 2006 – Conteúdo. Os dados obtidos foram comparados com os conteúdos de Astronomia, indicados pelos documentos oficiais, utilizados pelo universo pesquisado: a Proposta Pedagógica do Município de Londrina, e Livros Didáticos utilizados pelos professores. A análise dos Livros de Chamada forneceu um mapeamento sobre como anda o Ensino de Astronomia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em termos de conteúdo revelou fatos agradavelmente inesperados, fora das perspectivas, reveladas na literatura sobre o tema, que apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de Astronomia (LANGHY, 2004), levando-os a “pular” tais conteúdos. Concluímos que, apesar de toda a problemática enfrentada pelos professores, quanto ao conteúdo de Astronomia (má formação, falta de material para aulas práticas, falta de boas referências, etc.) (PUZZO, 2005; LIMA, 2006), os conteúdos ministrados vão muito além daqueles sugeridos na Proposta Pedagógica do Município de Londrina, indo, também, além dos conteúdos dos Livros Didáticos utilizados como apoio, para o preparo de suas aulas. Complementando nossa pesquisa, tomamos o depoimento de uma das Assessoras Técnico Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Londrina, responsável pela elaboração da Proposta da área de Ciências, e de três professores, participantes da pesquisa, concluindo que as principais influências, entre outras, que levaram a este resultado, podem estar ligadas ao treinamento das professoras em Astronomia pela Secretaria, que por sua vez, tem tido um grande entrosamento com o Laboratório de Astrofísica e Ensino de Astronomia da Universidade Estadual de Londrina e também a relação do professor com o conteúdo abordado.

Palavras-chave: Astronomia. Séries iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads 4945  4945  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://www2.uel.br/cce/pos/mecem/pdf/Dissertacoes/vanessa_queiroz_texto.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.