Educadores



Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem Matemática no Ensino de Física: Registros de Representação Semiótica Popular Versão: 2010
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de. Modelagem Matemática no Ensino de Física: Registros de Representação Semiótica. Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-IEMCI/UFPA. Dissertação de Mestrado. Pará, 2010.

O objetivo geral da pesquisa é propor reflexões sobre a possibilidade de coordenar registros de representação semiótica em ambiente gerado pelo processo de Modelagem Matemática com vistas ao ensino de Física. Procurando responder à seguinte questão norteadora: A mobilização de registros de representação em atividades de Modelagem Matemática pode favorecer a conceitualização em Física? É que buscamos apoio na teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval (2009; 2008) e em autores de renome na área de Modelagem Matemática no ensino, entre eles: Bassanezi (2004); Biembengut e Hein (2003); Barbosa (2001) e Chaves & Espírito Santo (2008). Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica sobre a temática Modelagem Matemática no ensino de Física, bem como o desenvolvimento analítico de seis (06) atividades de modelagem. O resultado da pesquisa bibliográfica levou à explicitação de três recursos didático-pedagógicos para desenvolver a modelagem no ensino de Física: por meio de problemas contextualizados; por meio de simulações computacionais e por meio de atividades experimentais. O desenvolvimento das atividades mostrou que a articulação de registros de representação em ambiente gerado pela Modelagem Matemática pode favorecer a conceitualização em Física.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Registros semióticos. Ensino de Física.

Downloads 1831  1831  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IEMCI/UFPA  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.