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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Diálogo na escoIa: ética do discurso habermasiana versus a violência  Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
MARQUES, Edi I Carlos Aparecido

O presente trabalho analisa e defende a tese de que a aplicação da teoria da ética do discurso de Jürgen Habermas nas escolas brasileiras cria uma cultura discursiva capaz de enfrentar o problema da indisciplina e da violência estudantil, bem como restaura a práxis pedagógica das mesmas. Pois, leva-se em consideração que tal teoria, ao reintroduzir a racionalidade comunicativa nas interações pedagógicas, estabelece barreiras contra a permanência da racionalidade instrumental nas instituições educacionais. Esta visão é o resultado de uma investigação sistemática e reflexiva a propósito da literatura acerca da questão da indisciplina e da violência escolar no Brasil, da ética do discurso habermasiana e do pensamento pedagógico brasileiro que analisa as possíveis contribuições da filosofia de Habermas para o processo educacional formal.

Palavras-chave: Escola. Ética do Discurso. Indisciplina. Violência Escola. Racionalidade Comunicativa. Racionalidade Instrumental.


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