Educadores



Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A arte de disciplinar Jogando Capoeira em Projetos sócio-educacionais Popular Versão: PDF
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
PENTEADO JUNIOR, Wilson Rogério

A proposta deste estudo é contribuir com a bibliografia existente sobre a capoeira explorando uma temática ainda não estudada: analisar a capoeira enquanto prática educativa aplicada em projetos sócio-educacionais que amparam crianças e jovens em situação de exclusão social. Neste contexto, a capoeira é entendida como um meio, e não como um fim em si mesmo, que contribui para a formação cidadã de seus praticantes. Este fenômeno se explica pela própria concepção que mestres e monitores de capoeira possuem acerca desta prática, entendendo-a como filosofia de vida. Filosofia esta que se faz mediante princípios morais valorizados na convivência do homem em sociedade tais como: respeito mútuo, auto-controle, cooperação, disciplina, obediência, destreza, agilidade etc. Assim sendo, considerando tais princípios, busco neste estudo analisar de que forma eles atingem as crianças e jovens dos projetos observados e quais são suas efetivas contribuições na formação destes futuros cidadãos. Organizado em duas partes, este estudo apresenta, primeiramente, uma sólida discussão sobre a trajetória da capoeira no Brasil ancorada em competentes estudos antropológicos e historiográficos e, posteriormente, analisa o fenômeno da capoeira ensinada a crianças e jovens freqüentadores dos projetos sócio-educacionais observados.



Downloads 778  778  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de Antropologia Social do Instituto d  Site http://www.antropologia.com.br/divu/divu43_trab.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.