Educadores



Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Por uma Educação Física histórica e crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
CARARO, Luciane Gorete

Este trabalho é um estudo com intervenção que buscou avançar na análise e entendimento sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e a metodologia de ensino em Educação Física escolar, buscando constatar a possibilidade ou não dessas duas dimensões teórico-práticas se aproximarem. Partimos da compreensão das questões didáticas e metodológicas em Educação Física, fazendo uma análise desse campo de estudos e suas produções. Por meio de uma retomada histórica, teórica e metodológica, reconhecemos os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. Para a confirmação prática dessa possível relação entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Física, a modalidade de pesquisa utilizada foi uma intervenção de ensino, com a execução, pela pesquisadora, de aulas de Educação Física, metodologicamente orientadas. Após a execução da prática docente, foi feita a análise e interpretação dos resultados, coletados por meio de um diário de campo. O aporte teórico para acomposição do trabalho foi o materialismo histórico e dialético. Concluímos, que é possível e necessária uma ação docente em Educação Física escolar sob os princípios teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica.

Palavras-chave: Educação Física; Pedagogia Histórico-Crítica; Metodologia de
ensino.

Downloads 705  705  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://boletimef.org/biblioteca/2869/Por-uma-educacao-fisica-historica-e-critica
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.