Educadores



Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual: um estudo a partir das contribu Popular Versão: PDF
Atualização:  21/6/2016
Descrição:
SILVA, Luzia Alves da

A presente dissertação consiste em um estudo teórico sobre a aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual a partir das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, com vistas a evidenciar a importância desse referencial no processo de alfabetização desses alunos. Fundamentado no método Materialista Histórico-Dialético proposto por Marx e Engels, o trabalho caracteriza-se por um estudo bibliográfico, com base em fontes publicadas (livros, artigos, teses e dissertações). Apresenta como referenciais autores que desenvolveram suas ideias a partir de teorias que concebem o sujeito pautado na historicidade e na materialidade, tais como: Vigotski, Lúria, Leontiev, Saviani, entre outros. Para tanto, inicia com os fundamentos que norteiam os processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano, com destaque para a função dos instrumentos técnicos e psicológicos enquanto meios auxiliares do homem. Em seguida, prioriza o papel da educação escolar como um instrumento de socialização dos legados produzidos historicamente pela humanidade, com ênfase ao processo de apropriação da leitura e da escrita por alunos com e sem deficiência. Por fim, discorre a respeito de questões específicas à aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual, ao papel do professor e à importância dos recursos didático-pedagógicos. As conclusões destacam que, ao se planejar as ações e estratégias pedagógicas, é necessário que se considerem as especificidades impostas pela cegueira ou pela redução da função visual, pois, dificilmente obter-se-á sucesso na escolarização dos alunos com deficiência visual sem que o espaço educativo seja organizado de forma a que estes participem ativamente de todas as atividades propostas e tenham acesso irrestrito às informações a eles disponibilizadas.

Palavras-chave: Alunos com deficiência visual. Aquisição da leitura e da escrita. Processos de aprendizagem e de desenvolvimento.

Downloads 771  771  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIOESTE  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.