Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ... |
Versão: PDF Atualização: 24/2/2016 |
Descrição:
OLIVEIRA, Silvaney
As propostas de abordagens que contemplam as interações ciência-tecnologiasociedade (CTS) têm se mostrado como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes por meio da apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos, associados à incorporação de atitudes e valores necessários para o exercício da cidadania na sociedade atual. Nesta perspectiva, investigamos, a partir da análise de uma intervenção pontual, os limites e potencialidades desta abordagem para o Ensino de Química na Educação Básica. Para tal, selecionamos uma turma do Ensino Médio em um colégio estadual da região metropolitana de Curitiba-PR e, a partir das características da proposta pedagógica curricular do estabelecimento, elaboramos e desenvolvemos uma inserção didático-pedagógica de 14 aulas. A referida proposta caracteriza-se em uma abordagem temática com Enfoque CTS e foi construída pela análise do tema da Qualidade do Ar Interior (QAI) associada aos conteúdos disciplinares relativos ao Estudo dos Gases e à Cinética Química. As aulas foram desenvolvidas segundo a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e a proposta didática foi estruturada por meio dos parâmetros sugeridos por Bocheco (2011), objetivando a articulação dos pressupostos teóricos da sigla com quatro categorias de Alfabetização Científica e três categorias de Alfabetização Tecnológica. A pesquisa teve cunho qualitativo e a constituição de dados se deu a partir dos relatos de 20 estudantes de uma turma de segunda série do Ensino Médio em seus diários de bordo, gravações em áudio das aulas, diários do professor e questionários de avaliação da proposta. Para o tratamento dos dados foram utilizadas as contribuições da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007). O processo de análise forneceu subsídios para concluirmos que, de fato, esta abordagem contribuiu para a apropriação dos conceitos químicos e apresentou indícios de que as discussões relacionadas à temática e às interações CTS propiciaram mudanças de percepção dos alunos em relação à natureza da ciência, da tecnologia e da importância do contexto científico-tecnológico na sociedade atual. A análise dos dados constituídos e as reflexões realizadas ao longo de todo o processo de investigação também nos permitem destacar que para potencializar a concretização dos objetivos educacionais de propostas com Enfoque CTS faz-se necessário, além de um referencial teórico claro que balize sua construção, selecionar uma temática apropriada e utilizar estratégias de ensino diferenciadas.
Palavras-chave: CTS. ACT. Ensino Médio. Ensino de Química. Qualidade do Ar Interior.
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