Categoria: Ciências Dissertações |
Pensamento e Ação do Professor: tendências no ensino de Ciências |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CUNHA, Francislene Moraes da
As concepções teóricas que fundamentam a prática pedagógica de professores têm sido, há algum tempo, alvo de interesse de muitos pesquisadores, possibilitando o reconhecimento de que concepções sobre homem, aprendizagem e ensino articulam-se aos saberes profissionais elaborados durante o desenvolvimento profissional. No âmbito das pesquisas em Ensino de Ciências, muitos trabalhos têm enfocado os saberes necessários aos professores, reconhecendo a diversidade dos mesmos e sua relevância para o desempenho satisfatório do papel de educador. Neste contexto, questionam-se quais são as concepções que permeiam a prática docente destes professores. O objetivo do presente trabalho é identificar concepções e ações nos processos de ensino e aprendizagem em Ciências de professores de Ciências da rede oficial de ensino de uma cidade da Grande São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações de aulas e análise de plano de aula de professoras de Ciências. A análise dos dados indica a presença de tendências diferenciadas, mas próximas, entre as professoras.
Palavras-chave: Referenciais Teóricos. Prática Pedagógica. Saberes Docentes. Professores de Ciências.
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7586 0 bytes Universidade Estadual Paulista - Unesp http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp022132.pdf |
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