Categoria: Ciências Dissertações |
Emoção e Razão: os sentimentos de professoras de Ciências e Química, captados por seus alunos ... |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Eglie
O objetivo deste trabalho foi verificar através do método do desenho do professor (DDP) qual a imagem subjetiva que os alunos de 6ª., 7ª e 8ª séries de Ciências e 1º. Médio de Química têm de suas professoras de Ciências e Química, respectivamente. Foram coletados 93 desenhos de crianças e adolescentes de uma escola pública de São Paulo, onde eles retraram suas professoras de Ciências e Química, mostrando que o humor, disposição, afetividade, delicadeza, enfim os sentimentos delas em relação aos alunos, à sua profissão, à sua prática pedagógica e à sua posição na sociedade são captadas pelos alunos. Os desenhos foram avaliados por parâmetros determinados pelo método do desenho do professor (DDP), proposto inicialmente por Klepsch (1979) e modificado por Fonseca (1995) e mostrou-se significativo na percepção do “clima” da sala de aula e suas implicações para o aprendizado de Ciências.
|
4917 0 bytes Universidade de São Paulo - USP |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.