Educadores



Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A metodologia do ensino de ciências mediada pelo computador: uma perspectiva de formação docente Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
COMIN, Madalena Maria

Esta pesquisa investigou como as tecnologias de informação e de comunicação de ensino são utilizadas nas escolas e, paralelamente, diagnosticou como os acadêmicos do curso de Pedagogia foram preparados nessa tecnologia, ou seja, o uso do computador como mais um recurso auxiliar no processo ensinoaprendizagem em séries inicias. O referencial técnico utilizado nesse estudo foram às teorias de obstáculos epistemológicos, transposição didática e transposição informática, presentes no campo teórico da Didática Francesa. A metodologia utilizada foi levantamentos através de questionários, buscando subsídios em três momentos: primeiro, realizou-se um levantamento das escolas dos municípios de Joaçaba e Herval d’ Oeste que possuem laboratórios de informática; no segundo momento, ocorreu a aplicação de um questionário para o levantamento das concepções com professores de escolas estaduais e particulares e os softwares usados nas escolas; no terceiro momento, aplicamos uma atividade prática em que os professores exploraram o software, através do computador. Tivemos como clientela, acadêmicos do curso de Pedagogia e professores de escola Estadual, egressos do curso de Pedagogia. Os resultados constatados evidenciam que todos os professores são unânimes em colocar que é necessário um treinamento em serviço e são favoráveis ao uso do computador no processo ensino-aprendizagem, embora não apresentem segurança e habilidades para desenvolver trabalhos, utilizando o computador.

Palavras-chave: Tecnologias de informação e de comunicação de ensino. Processo educativo. Software educativo. Transposição didática.

Downloads 2386  2386  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.