Educadores



Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Ciência e Realidade: estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na pós-graduação Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FÁVARO, Carol Lindy Joglar

Este estudo de caso analisa os impactos e avanços provocados pela disciplina “Ciência e Realidade” na vida pessoal e profissional de alunos de mestrado, do Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática da PUCRS. A disciplina em estudo é apresentada sob uma vivência interdisciplinar, baseada nos princípios do educar pela pesquisa, propondo por meio da construção de Unidades de Aprendizagem (UA) e o ensino de valores, propostas inovadoras para a Educação em Ciências. Por meio da análise textual discursiva realizada em depoimentos individuais e questionários respondidos pelos mestrandos, as respostas foram organizadas em uma categoria emergente, compreensão da interdisciplinaridade e sete categorias a priori: impactos profissionais e pessoais, avanços nas unidades escolares, relações interpessoais, contribuição em conteúdos específicos, modificações na avaliação de aprendizagem, obstáculos nas unidades escolares, e ação interdisciplinar. Estas categorias procuraram detectar os tipos de avanços e impactos que a disciplina provocou naqueles que estiveram envolvidos. Destaca-se nesta proposta de Ciência e Realidade, a visão de um novo paradigma em educação, o qual valoriza as concepções que o indivíduo traz consigo, juntamente com sua historicidade e valores ampliando seu perfil de conceitos quanto a teorias, valores pessoais e profissionais.

Palavras-chave: Educação em Ciências. Interdisciplinaridade. Unidades de aprendizagem. Educar pela pesquisa.

Downloads 2020  2020  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=880
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.