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Fazer Download agora!Informática e a educação: o paraná digital e o processo de informatização nas escolas públicas do nú Popular Versão: PDF
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
GRAUPMANN, Olaf

O objetivo do presente estudo foi verificar como as tecnologias informacionais influenciam os processos pedagógicos nas escolas do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, particularmente, nas áreas de português e matemática. Nesse contexto, objetivou-se também conhecer as mudanças, os aspectos positivos e as barreiras com a implantação do PARANÁ DIGITAL no cotidiano das escolas do NRE citado, e os resultados apresentados no IDEB. Dessa forma, para atingir os objetivos propostos, a metodologia de pesquisa adotada foi a revisão teórica, de cunho qualitativo, complementada por pesquisa de campo. Foram pesquisadas 17 escolas selecionadas dos nove municípios do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, com o objetivo de quantificar os laboratórios de informática instalados e os equipamentos tecnológicos. Foram também aplicados dois questionários, um para professores e outro para alunos. O questionário aplicado aos professores das disciplinas de Português e Matemática e tiveram como foco caracterizar os docentes que lecionam as disciplinas português e matemática, bem como acesso, barreiras, treinamento e avaliação das tecnologias e conteúdos dos referidos programas. Quanto aos alunos, foi realizada uma amostragem significativa dos alunos do nono ano do ensino fundamental para verificar o acesso e a frequência de uso dos laboratórios de informática. Levantou-se também o desempenho da escola no IDEB, SAEB e SAEP para verificar se houve melhoria, desde a implantação Do Paraná Digital. Como conclusão, afirma-se que a simples presença de tais equipamentos no espaço escolar, por si só, não permite a transformação educacional efetiva e necessária e, em especifico, para melhorar os índices e as notas dos referidos indicadores. Constatou-se que: A) O Paraná Digital mostra-se insuficiente para o alcance das metas, pois, os percentuais encontrados são baixos e os resultados preocupantes; B) As escolas têm grande percentual de utilização de outras mídias, tais como televisão e pendrives. Nesse contexto, uma situação evidente é que, somente, a disponibilidade de computador e de conexão à internet é insuficiente para melhorar os desempenhos escolares. Entende-se que é necessário repensar o uso dos computadores, no sentido de que os programas e políticas públicas, além de terem uma proposta pedagógica com utilização das TICs, haver um laboratorista especializado de apoio, capacitação continuada do professor e, o que é mais importante, o acompanhamento dos resultados.


Palavras chave: Políticas públicas. Tecnologia da Informação. Núcleo Regional de Educação de União da Vitória. Paraná Digital.


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