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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A questão agrária no chão da escola: representações, abordagens e apreensões Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
HARFUCH, Marcos Antonio Cury.


A presente pesquisa buscou analisar a Questão Agrária na escola através da compreensão de cento e sessenta alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas do município de Londrina, a apropriação sobre o tema por vinte e dois professores que cursam o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, e os conteúdos de três coleções de livros didáticos. O objetivo foi identificar lacunas no aprendizado dos alunos, coerências e lacunas na apropriação dos assuntos em relação aos professores e coerências e equívocos nos conteúdos das coleções dos livros didáticos. A partir da análise destes objetos procuramos identificar se a Questão Agrária na escola contribui para reforçar se a agricultura atual, fatores históricos, econômicos, sociais, ambientais, legais, científicos e conceituais, são distorcidos ou equivocados e consequentemente possam contribuir para reforçar o senso comum, ou constroem um aprendizado crítico e pleno, conectado com a realidade pretérita e contemporânea. Para mensurar a o aprendizado dos alunos, aplicamos formulário com temas sobre a Questão Agrária em que os próprios julgaram o nível de seu conhecimento e compreensão sobre os assuntos. Para mensurar a apropriação dos professores sobre os temas da Geografia Agrária, comparamos de forma minuciosa as intervenções dos mesmos através da técnica de grupo focal para identificar a coerência ou os equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais, e para mensurar os conteúdos dos livros didáticos, realizamos várias leituras de forma minuciosa, também com o objetivo de identificar coerência e equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais. Concluímos que há lacunas no aprendizado dos alunos, na apropriação dos temas da Questão Agrária por parte dos professores, e nos conteúdos dos livros didáticos. Esta pesquisa procurou contribuir com a Geografia e com a educação comprometida com a transformação social de forma geral, no sentido de refletir sobre a construção de concepções de se ensinar Geografia Agrária para que a mesma possibilite a formação de futuros cidadãos críticos e engajados.

Palavras-chave: Questão agrária. Educação crítica. Aprendizado. Senso comum. Transformação social. Cidadãos engajados.

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