Educadores



Categoria: Filosofia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A proposta de educação do MST e o PPP do ceias: uma análise descritiva de suas convergências e diver Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
SOBRINHO, José Ferreira


Para contextualizar o tema e problema da pesquisa, no cenário brasileiro, enfatizamos a quantidade e a complexidade dos nexos que permitem compreender a Educação do Campo como um fenômeno concreto (síntese de muitas determinações). Portanto, dentro desse contexto maior, apresentamos um recorte espaço-temporal para explicitarmos o contexto do campo no Paraná a partir do final dos anos 1990 e inserirmos a Educação do Campo como elemento teórico e objeto de estudo de nossa pesquisa. Com base no exposto, o problema de pesquisa em questão visa analisar como a Proposta do Setor Estadual de Educação do MST se materializa ou não no Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos (1999 a 2012), município de Rio Bonito do Iguaçu, Estado do Paraná. Por conseguinte, os passos no caminho da pesquisa como instrumentos para alcançar os objetivos específicos propostos, estão assim definidos: identificar como se organiza e como funciona pedagogicamente a escola do campo pesquisada; comparar as resoluções do Setor Estadual de Educação do MST frente ao Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos; e analisar qual concepção de educação orienta cada uma dessas práticas pedagógicas. Desse modo, vamos analisar primeiramente com base na pesquisa bibliográfica a questão agrária no Brasil, para em seguida analisarmos o contexto do campo no Paraná a partir do final dos anos 1990 e compreendermos como o MST se insere neste contexto empunhando como bandeira a luta por Reforma Agrária e Educação –por entender que na prática ambas não se separam. A partir daqui vamos analisar também com base na pesquisa de campo como é que este cenário de luta dá lugar à formação do histórico acampamento do “Buraco” às margens da rodovia que nos idos anos 90 (1996) ainda era denominada PR, atualmente BR 158 (rodovia federal). Ali tem início um longo processo de luta e resistência que culmina na ocupação de um dos maiores latifúndios do Sul do Brasil e na criação do assentamento Ireno Alves dos Santos, no qual, um colégio estadual do campo, homônimo, situado na comunidade Arapongas, é o local de nossa pesquisa.

Palavras-Chave: Educação do Campo (Educampo). Proposta do MST. PPP do Colégio Estadual do Campo (CEIAS). Assentamento Ireno Alves dos Santos.

Downloads 650  650  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIOESTE  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.