Educadores



Categoria: Arte Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O adeus às violas As Companhias de Reis da região dos Cinco Conjuntos no município de Londrina/PR Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
LOPES, André Camargo

Esta dissertação propõe a investigação, a partir de um trabalho de campo e teórico, tendo como objeto geral, três Companhias de Reis da região norte do município de Londrina (PR), e por delimitação espacial, o conjunto de bairros denominados por Cinco Conjuntos e os bairros agregados a estes no processo de desenvolvimento e expansão urbana do município. Especificamente, a ideia é abordar as Companhias de Reis a partir de suas especificidades dentro do catolicismo tradicional popular, assim como, situar a discussão desta tradição na análise biográfica de seus agentes produtores e a rede de sociabilidade que os envolvem. Com isso, objetivamos revelar a partir do estudo desta tradição, o conjunto de fatores que envolvem a sua manutenção e permanência em determinados espaços sociais, a partir de uma perspectiva de ressocialização do sujeito. É foco da pesquisa, as estratégias de transmissão e reprodução da tradição dentro dos núcleos familiares, assim como o próprio imbricamento do catolicismo tradicional popular brasileiro, no trânsito entre as variações do espaço social a partir do fenômeno migratório, do qual estes agentes fazem parte.

Palavras-chaves: Catolicismo tradicional popular brasileiro. Folia de Reis. Ressocialização do sujeito. Migração. Tradição familiar.

Downloads 340  340  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.