Educadores



Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!A Cartografia Escolar na Educação Diferenciada: Experiências com a Formação de Professores Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
ALMEIDA, Regina Araujo de

O presente trabalho aborda a cartografia escolar e a formação continuada de professores, com destaque para a educação diferenciada voltada a grupos minoritários. Para ilustrar a relevância da questão foram incluídas algumas reflexões sobre a produção e uso de mapas tendo em vista usuários com necessidades educativas especiais. São relatadas três experiências junto a professores de escolas públicas que participaram de cursos de formação com conteúdo de cartografia. Estes relatos abordam três áreas da cartografia escolar: a cartografia tátil, a etnocartografia e a cartografia turística. Para cada uma delas, foi incluído um exemplo de atividade prática utilizada e avaliada pelos participantes. Nas considerações finais é ressaltada a importância das tecnologias digitais no ensino de geografia e seu potencial de aplicação à cartografia escolar e à formação inicial e continuada de professores, assim como as limitações que envolvem a inclusão digital e o acesso de professores e estudantes ao mundo das imagens virtuais e das novas tecnologias da comunicação.

Palavras-chave: Cartografia escolar. Cartografia tátil. Etnocartografia. Educação diferenciada e inclusão. Formação de professores de Geografia.

Downloads 9425  9425  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.