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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Interação Universidade e Escola Públicas: a utilização de mapas táteis por uma professora em aulas i Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2013
Descrição:
JULIASZ, Paula Cristiane Strina; FREITAS, Maria Isabel Castreghini de

Com o intuito de contribuir no cumprimento da lei federal brasileira 10639/03, no período de Agosto de 2007 a Julho de 2008, o projeto “Cartografia Tátil e Didática Multisensorial: uma construção diferenciada de mapas sobre a África e sua influência no Brasil”, produzindo a Coletânea de Mapas Multisensoriais: Brasil e África e que avaliada através de aulas práticas, utilizando recursos multissensoriais – que utilizam todos os sentidos, não se centrando apenas em um – com alunos com necessidades educacionais especiais da EMIEE “Maria Aparecida Muniz Michelin – José Benedito Carneiro” Deficientes Auditivos e Deficientes Visuais – EE - localizada no município de Araras (SP). Na continuidade desta pesquisa, no período de agosto de 2008 a julho de 2009, optou-se por transferir o foco da pesquisa para o professor, a fim de aprofundar o estudo da utilização de material cartográfico pelos alunos deficientes visuais, tendo como base duas questões: “como o professor pode utilizar essa coletânea para auxiliar na ampliação do conhecimento dos alunos sobre a formação histórico-cultural do povo brasileiro?”. E, “como divulgar a experiência adquirida na EE por meio de um material com linguagem que estimule o professor a desenvolver mapas táteis e práticas de aula tendo como base sua realidade local?”. Esse trabalho traz os resultados obtidos.

Palavras-chave: Cartografia tátil. África. Brasil. Mapas. Didática multissensorial.

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