Categoria: Arte Dissertações |
Ambientes de aprendizagem e a contribuição da arte para a educação infantil |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MILCAREK, Luciana
O presente objeto de estudo descreve uma proposta teórica de nsino para a Educação Infantil, tendo sido estabelecida quatro diretrizes básicas: 1. A Arte como eixo norteador. 2. A formação continuada dos profissionais envolvidos. 3. A diferenciação do espaço físico da escola, por meio de Ambientes de Aprendizagem, concebidos a partir de uma investigação bibliográfica a respeito da Arte, e das influências do meio na formação da criança 4. A presença de um profissional específico das linguagens artísticas. Entre as abordagens observadas nas pesquisas, mereceram destaque como fontes de inspiração, o trabalho realizado por Celéstin Freinet e o sistema seguido em Reggio Emilia, na Itália. Na seqüência, é possível verificar a aplicabilidade da proposta, por meio da descrição da implantação de um centro de educação infantil, sob coordenação da própria pesquisadora, no que se refere ao aspecto físico, artístico , pedagógico , de formação continuada dos profissionais envolvidos e a busca constante do equilíbrio entre as diretrizes básicas estabelecidas.
Palavras-chave: Diretrizes. Arte. Ensino. Aprendizagem. Educação Infantil.
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11033 1.80 MB Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://www.tede.ufsc.br/ |
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