Educadores

Surdez - Campanhas

Educação básica :: Educação especial :: Surdez :: Campanhas

26/09 - Dia Nacional do Surdo
A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo. São relembradas nesta data as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

Já a Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Teste da Orelhinha

A triagem auditiva neonatal, obrigatória por lei municipal nº 3028, de 17 de maio de 2000, é um programa de avaliação da audição em recém nascidos. Esta triagem é indicada por instituições do mundo todo para diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos.

A Técnica utilizada é a de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs).
Saiba mais: www.testedaorelhinha.com.br

10/11- Dia nacional da surdez
No dia 10 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Esta Campanha pretende levar informação e educação sobre saúde auditiva para população.

A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia, de cada mil crianças nascidas no país, três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos.
Saiba mais: www.saudeauditiva.org.br

Dia Mundial do surdo
O Dia Mundial do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo (surdos e ouvintes) no último domingo do mês de Setembro de cada ano. Esta data tem por objetivo relembrar as lutas da comunidade como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do planeta.
Recomendar esta página via e-mail: