Educação Especial - Surdez

Educação Especial >> Surdez

Você sabia que a área da Surdez tem como objetivo orientar, supervisionar e ofertar formação continuada aos profissionais que atuam na Educação Bilíngue de Surdos, nas Escolas Bilíngues de Surdos, Salas de Recursos Multifuncionais - Surdez (SRM - Surdez), Centro de Atendimento Especializado - Surdez (CAEE - Surdez) e aos Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - Libras (TILS), considerando a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua (L2) aos estudantes usuários de Libras?

Essa área trata de assuntos relacionados à Língua Brasileira de Sinais (Libras) - enquanto meio de expressão e comunicação de uso corrente da comunidade surda - e, também, de seu uso e difusão.

 

E como é desenvolvido esse trabalho?

Para as Escolas Bilíngues de Surdos da Rede Pública Estadual de Ensino, são assegurados o Professor Surdo Bilíngue e o Professor Ouvinte Bilíngue, assim como para as Salas de Recursos Multifuncionais da Surdez (SRM - Surdez) e Centros de Atendimento Especializado - Surdez (CAEE - Surdez) e, quando necessário, o Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais - Libras (TILS), para a mediação da comunicação. Ainda, para o formato do Atendimento Educacional Especializado - Integral (AEE - I), é assegurado o atendimento ao estudante surdo.

Por meio da Lei n.º 10.436/02 e do Decreto n.º 5.626/05, conquistou-se o direito à Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecendo-a enquanto língua de comunicação e expressão. Além disso há exposição, em nove (9) capítulos (contidos no Decreto), acerca da Educação Bilíngue para Surdos, em outros âmbitos sociais, além da difusão da Libras e da formação de profissionais que atuam nas áreas.

Atualmente, aqui no Paraná, existem de sete Centros de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS/PR). Eles estão localizados nos municípios de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá e Umuarama e ajudam na disseminação da Política de Educação Bilíngue de Surdos no Estado do Paraná e à difusão do uso da Libras para familiares e comunidade em geral, bem como na promoção da formação continuada dos profissionais da Educação de Surdos.

 

 

 


Acesse também:

Contato

Telefone: 3340-5762

E-mail: dein.surdez@escola.pr.gov.br