Educadores

Surdez - Formas de atendimento

Educação básica :: Educação especial :: Surdez :: Formas de atendimento

Para atender as especificidades linguísticas, culturais e educacionais dos alunos surdos inseridos na rede pública e conveniada de ensino, a área da surdez desta SEED/DEEIN destaca alguns serviços de apoio especializado para complementação pedagógica:
  • Tradutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa - Profissional bilíngue, certificado em nível de proficiência, para o atendimento dos alunos inclusos no Ensino Comum que têm por objetivo mediar a comunicação entre alunos, professores e toda a comunidade escolar.
  • Professor surdo de Libras - Profissional surdo, que tem como objetivo oportunizar condições para a aquisição e desenvolvimento da Libras, como primeiralíngua.
  • Instrutor surdo de Libras - Profissional surdo, quem tem por objetivo o ensino e a difusão da Libras na comunidade escolar.
  • Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez (CAES) - Amparado legalmente pela Instrução 002/2008 é um serviço de apoio especializado para alunos surdos, autorizado via resolução própria, nas escolas da rede comum da Educação Básica. Desenvolve uma proposta de educação bilíngue, auxiliando na difusão da Libras, na comununidades escolar. Neste espaço, atuam o professor bilíngue, juntamente do professor surdo.
  • Programa de Escolaridade Regular com Atendimento Especializado (PERAE) - São classes de educação bilíngue para surdos em escolas de rede comum da educação Básica, nas séries iniciais do ensino fundamental.
  • Centro de Apoio aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS/PR) - Tem como finalidade promover a formação continuada de profissionais da educação, viabilizando a inclusão escolar e social das pessoas surdas.

Maiores informações através do telefone (41) 3340 1769 e email: wog@seed.pr.gov.br
Recomendar esta página via e-mail: