Educadores

Surdez - Formas de Atendimento

Educação Básica >> Educação Especial >> Surdez >> Formas de Atendimento

Para atender as especificidades linguísticas, culturais e educacionais dos estudantes surdos, a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Educação Especial – Área da Surdez, conta com instituições, serviço de apoio, profissionais e atendimentos educacionais especializados, a saber:

Instituições Bilíngues para Surdos
Conforme Instrução Normativa nº 10/2018 - Seed/Sued, as instituições de educação básica bilíngues para surdos destinam-se à oferta de escolarização na perspectiva da educação bilíngue, tendo como referência, a língua, a cultura, a identidade e as especificidades dos estudantes surdos.

Profissionais
  • Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa - Conforme Instrução Normativa nº 03/2012 - Seed/Sued, o TILS é um profissional bilíngue, que oferece suporte pedagógico à escolarização de estudantes surdos matriculados na Educação Básica, na rede regular de ensino, por meio da mediação linguística entre estudantes surdos e demais membros da comunidade escolar, de modo a assegurar o desenvolvimento da proposta de educação bilíngue (Libras/Língua Portuguesa).
  • Professor Surdo de Libras - Profissional surdo, que tem como objetivo oportunizar condições para a aquisição e desenvolvimento da Libras, como primeira língua.
  • Professor Bilíngue - Profissional surdo ou ouvinte, que tem como objetivo oportunizar condições para a aquisição de conteúdos das diversas disciplinas da educação básica ou no atendimento educacional especializado.

Atendimento Educacional Especializado
  • Sala de Recursos Multifuncionais - Surdez (SRM-S) - De acordo com a Instrução Normativa nº 08/2016 - Seed/Sued, a SRM-S é um atendimento educacional especializado (AEE), de natureza pedagógica que complementa a escolarização curricular dos estudantes surdos. Neste espaço, atuam o professor bilíngue preferencialmente e o professor surdo.
  • Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) - Conforme Instrução Normativa nº 07/2018 - Seed/Sued, o CAEE é uma instituição que oferta apoio educacional complementar aos estudantes da educação especial, matriculados nas classes comuns de educação básica, não substitutivo à escolarização.

Serviço de Apoio
Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS/PR) – Amparado pela Resolução nº 5844/2017 - GS/Seed  e Instrução Normativa nº 20/2018 - GS/Seed, tem como finalidade disseminação da política de inclusão vigente e a valorização da diversidade linguística dos estudantes surdos no Estado do Paraná, difundindo o uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras para familiares e comunidade em geral e promovendo a formação continuada de profissionais da educação de surdos do Paraná.

Os CAS/PR são instituições públicas estaduais vinculadas administrativa e pedagogicamente à Secretaria de Estado da Educação, ao Departamento de Educação Especial e aos Núcleos Regionais de Educação.

Para oferecer os serviços de Apoio Técnicos e Pedagógicos, os CAS são divididos em núcleos de atuação, a saber: Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação de Surdos (NCP), Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico e Tecnológico (NADPT), Núcleo de Pesquisa (NP) e Núcleo de Convivência (NC).

No Paraná existem seis (06) CAS – estaduais distribuídos nas diversas regiões:
  • CAS-LESTE (Curitiba);
  • CAS-NORTE (Apucarana);
  • CAS-NOROESTE (Umuarama);
  • CAS-OESTE (Cascavel);
  • CAS-SUDOESTE (Francisco Beltrão);
  • CAS-CENTRO OESTE (Guarapuava).

ícone contato
Contato
Telefones: (41) 3340-1764 / (41) 3340-5760 E-mail: areadasurdez@gmail.com / julio_interprete@seed.pr.gov.br
Recomendar esta página via e-mail: