Educadores

2 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Sobre o Autismo

ícone
Filmes e Séries


ícone
Outros materiais


Ícone para Reportagem
Dr. Drauzio Varella


ícone sugestão de leitura
Sugestões
de Leitura


ícone deein
Transtornos Globais do Desenvolvimento

A intenção deste conteúdo é disponibilizar aos pais e educadores sugestões de livros, filmes e outros materiais que abordam o tema de forma ou científica, ou bem humorada, ou a partir de relatos e experiências reais. 

Há pouco material educacional disponível sobre autismo. Na busca de recursos, pais e educadores poderão encontrar informações contraditórias sobre o tema. Também vão ler sobre várias possíveis causas, ainda não comprovadas. E vão tentar lembrar das pequenas e grandes listas de características que devem ser observadas nas crianças. Na maioria dos casos, os pais não conhecem o assunto e iniciam suas pesquisas.

É comum aos pais buscarem apoio em organizações, terapeutas ou em outras famílias que estão passando por experiência semelhante. A sensação, após a descoberta, é de que há necessidade de um mudança drástica na vida familiar, no cotidiano e na forma de se relacionar com a criança, como se esta "ganhasse" nova personalidade a partir daquele momento.

Ao ouvir de um especialista o diagnóstico: "Seu filho tem autismo." ou, "Seu filho tem Síndrome de Asperger." ou, "Seu filho tem um espectro do autismo." mães vão se questionar o que fizeram de errado durante a gravidez, pais vão querer saber se pode ser hereditário e, muitos, buscarão descobrir se houve outros casos da síndrome na família. É o momento da negação, da culpa, de auto atribuir as causas a alguém ou a si mesmos, de querer saber se existe uma cura para a situação do filho.

Pais e educadores precisam conhecer as crianças e atentar para suas habilidades, pois sim, elas têm muitas habilidades, e, a partir delas, desenvolver um trabalho voltado para suas necessidades específicas. Afinal, cada sujeito tem uma forma de ver e estar no mundo social e contribuir mesmo que não olhem nos olhos, não sejam habilidosos nos esportes ou não pronunciem uma única palavra.
Recomendar esta página via e-mail: