Educadores

2 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Transtornos Globais do Desenvolvimento

A área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento da Secretaria Estadual da Educação do Paraná presta atendimento educacional especializado a alunos que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Nesse grupo incluem-se alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo, Síndrome de Rett e Transtorno Desintegrativo da Infância (Psicose Infantil).

Os alunos da rede estadual são encaminhados para estes serviços após observação sistemática realizada pelo professor, identificação das necessidades educacionais no contexto escolar, laudo psiquiátrico ou neurológico, que deverão ser solicitados através dos NREs (Núcleos Regionais de Educação).

Dentro do lócus de atendimento, no Estado do Paraná são ofertados, no contexto escolar, quatro formas de atendimento:
  1. Professor de Apoio Educacional Especializado - é um professor especializado que atua no contexto escolar, nos estabelecimentos da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos como apoio na mediação entre o processo ensino e aprendizagem entre aluno/conhecimento, aluno/aluno, professor/aluno, escola/família, aluno/família, aluno/saúde.
  2. Sala de Recursos Multifuncionais – Tipo I - é um serviço de apoio complementar especializado, que funciona em período contrário àquele em que o aluno está matriculado, de natureza pedagógica ofertado à alunos que apresentam deficiência Intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos, matriculados na Rede Pública de Ensino.
  3. Classe Especial - é uma sala de aula em escola do ensino regular, disponibilizada a alunos que no geral apresentam dificuldades de adaptação escolar e de aprendizagem, associadas ou não a limitações no processo de desenvolvimento, que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares e na sua interação social com colegas e professores, que requeiram apoio e atendimento pedagógico especializado intensos e contínuos.
  4. Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial – é um serviço especializado, de natureza educacional, ofertado a alunos quer requeiram atenção individualizada nas atividades de vida autônoma e social, bem como apoios intensos e contínuo, flexibilização e adaptação curriculares – tão significativos que a escola comum não consiga prover.
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