Educadores

Escola Itinerante

Educação Básica >> Educação do Campo >> Escola Itinerante

A Escola Itinerante acompanha o deslocamento das famílias Sem Terra e garante às crianças, jovens e adultos acampados o direito à educação.

É uma escola Pública e foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação sob o Parecer N°1012/03 em 08 de dezembro de 8/12/2003, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Dado a situação de itinerância, tem a sua base oficial e toda parte documental e pedagógica sustentada por Escolas Base, estas atualmente são, o Colégio Estadual Iraci Salete Strozak, localizado no município de Rio Bonito do Iguaçu,

Ligado ao NRE de Laranjeiras do Sul, e o Colégio Centrão, localizado no município de Querência do Norte, ligado ao NRE de Loanda, sob a supervisão da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, através do Departamento da Diversidade/Coordenação da Educação do Campo.

A Escola Itinerante tem como de seus princípios a democratização da gestão escolar, que se concretiza na participação da comunidade, na gestão administrativo-financeira e na direção coletiva dos processos pedagógicos, de forma dinâmica e organizada.

A principal tarefa dessa escola é resgatar a dignidade e o direito à educação, tantas vezes negada historicamente ao ser humano.
Recomendar esta página via e-mail: