Educação do Campo Paraná

Logo da Educação do Campo

 

A Educação do Campo é uma política pública no estado do Paraná desde 2010, instituída por meio da Resolução n.º 4783/2010 - GS/Seed e tem como objetivo oferecer Educação de qualidade aos sujeitos do campo, no lugar onde vivem, de forma participativa e condizente com suas necessidades humanas, culturais e sociais. Dessa forma, trata-se de uma educação voltada para as especificidades desta população, levando-se em conta seu modo de vida, sua identidade, sua estreita relação com a terra, seus costumes, valores e suas tradições.

 

 

Identidade dos Povos do Campo

 

De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná (p. 24 e 25),

 

"a identidade dos povos do campo comporta categorias sociais como posseiros, bóias-frias, ribeirinhos, ilhéus, atingidos por barragens, assentados, acampados, arrendatários, pequenos proprietários ou colonos ou sitiantes - dependendo da região do Brasil em que estejam – caboclos dos faxinais, comunidades negras rurais, quilombolas e, também, as etnias indígenas."

 

Escolas do Campo

 

Imagem Escolas Municipais do Campo

Escolas Municipais do Campo

O Paraná possui, aproximadamente, 800 Escolas Municipais do Campo, sendo que dessas, mais de 400 escolas são multisserias, também espalhadas nos 31 Núcleos Regionais de Educação.

 

Imagem Escolas Estaduais do Campo

Escolas Estaduais do Campo

O estado do Paraná possui mais de 540 Escolas/Colégios Estaduais do Campo, distribuídas em 31 Núcleos Regionais de Educação, que atendem aos mais variados povos do campo: posseiros, boias-frias, ribeirinhos, atingidos por barragens, assentados, arrendatários, etc.). Dentre as especificidades, encontram-se, também, as Escolas das Ilhas do Litoral Paranaense, Escolas Estaduais do Campo Multianos, Escolas Itinerantes (com suas respectivas Escolas Base) e Colégios de Assentamento da Reforma Agrária do Paraná.

 

Programas

 

Imagem Programa Escola da Terra

Programa Escola da Terra - Paraná

O Programa Escola da Terra é uma ação de formação continuada de educadores do campo, ofertado por meio da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR). No Estado do Paraná vem sendo desenvolvido desde 2015 já passaram, sendo que já passaram pela formação 1450 professoras em 80 municípios e 300 escolas.

 

Imagem Jovem Agricultor Aprendiz

Programa Jovem Agricultor Aprendiz

O Programa Jovem Agricultor Aprendiz é realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - Seed-PR e o Serviço nacional de Aprendizagem Rural - Senar, por meio de Termo de Cooperação Técnica. Tem como objetivo desenvolver ações de complementação e qualificação profissional para jovens residentes no meio rural, matriculados nas escolas estaduais do campo e urbanas, que ofertam o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional.

 

Apoio Pedagógico

 

Licenciaturas

 

 

Imagem Universidade

 

 


Acesse também:

Parceria

Parceria entre a Secretaria do Estado e do Esporte e a Associação de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná - ACAP

A Seed-PR e a ACAP possuem uma parceria formalizada por meio do Termo de Fomento n.º 201900005, visando o atendimento educacional de mais de 700 estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais das Escolas Itinerantes, localizadas nas áreas de acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná, em consonância com as políticas educacionais adotadas pela Seed-PR.