Educadores

Material das Visitas Técnicas 2019

No sentido de contribuir com o trabalho a ser realizado nas Unidades Escolares que se localizam em territórios quilombolas e nas que recebem estudantes oriundos das Comunidades de Remanescentes de Quilombos e das Comunidades Tradicionais Negras paranaenses, construímos este espaço, disponibilizando, para download e impressão, os materiais produzidos pela Equipe da Educação das Relações Étnico Raciais e Escolar Quilombola, referente ao trabalho de visitas técnicas realizadas nos 12 Núcleos Regionais de Educação e nas 60 unidades escolares a eles jurisdicionados, que ofertam a Modalidade da Educação Escolar Quilombola.


ícone de PDFApresentação: Referencial Curricular
O Referencial Curricular do Paraná contempla a educação como compromisso com a formação integral do estudante, tendo como objetivo a ampliação das múltiplas oportunidades de aprendizagem que possam garantir o acesso à cultura, à arte, ao esporte, à ciência e às tecnologias.

ícone de PDFApresentação: Projeto Político Pedagógico e Proposta Pedagógica Curricular
As Escolas estaduais localizadas em território quilombola e as Escolas que atendem estudantes oriundos destes territórios, devem estar familiarizadas com o Referencial Curricular do Estado do Paraná. Para tanto, é necessário um olhar contextualizado para reorganização do Projeto Político-Pedagógico e também da Proposta Pedagógica Curricular.

ícone de PDFProposta Pedagógica das Visitas Técnicas
Apresentação dos documentos que norteiam a educação Escolar Quilombola, bem como os princípios e objetivos que caracterizam esta modalidade.


ícone de PDFEncaminhamento Pedagógico
Assegurar que o modelo de organização e gestão das escolas quilombolas e das escolas que atendem estudantes oriundos desses territórios, bem como os seus processos próprios de ensino-aprendizagem, as práticas socioculturais, políticas e econômicas das Comunidades Quilombolas.

ícone de PDFRoteiro das Visitas Técnicas
Contém data de saída, dias para realização do trabalho e o retorno.

Acesse: 1ª Etapa / 2ª Etapa

ícone de PDFDados referentes aos Habitantes Quilombolas do Paraná
Contém o número de famílias que habitam cada comunidade, como também as famílias que já saíram para outros lugares.


ícone de PDFDistância entre as Comunidades Quilombolas e a Sede dos Municípios
Demonstra a distância que estas famílias precisam percorrer para chegar a sede do município ao qual pertencem.



ícone de PDFMapas das Visitas Técnicas 2019
Demonstra as rotas percorridas pela Equipe para realização do trabalho em questão.

Acesse: 1ª Etapa / 2ª Etapa
Recomendar esta página via e-mail: