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Manual e-Escola >> Orientações ao professor-tutor >> Feedback


É comum associar-se a emissão de feedback ao ato de dar uma resposta; porém, precisamos ressaltar que na EaD o conceito de feedback não se refere a uma mera “resposta” dada ao apresentado. Na verdade, o feedback traz nesta resposta considerações e conteúdos que visam a tornar a relação com o cursista e seu aprendizado ainda mais significativo.

Partindo da proposta de atuação de tutoria e para aprofundamento sobre a emissão de feedbacks, a Seed-PR sugere dois modelos: “Escada de feedback” e “Feedback sanduíche”.

Baseado em quatro etapas, o modelo de "Escada de feedback", dos autores Abreu-e-Lima e Alves (2011), oferece uma estrutura que busca dar apoio ao cursista num processo construtivo de conhecimento.

figura feedback escada

A seguir, apresentamos a descrição das etapas sugeridas pelos autores para serem adaptadas à ação esperada pelo professor-tutor.

  1 - Esclarecer
2 - Valorizar
3 - Questionar
4 - Sugerir
Postagem do cursista
● Há partes que não estão claras.
● Faltam informações essenciais ou permite dupla interpretação
● Há partes que atendem ao
proposto.
● Há partes em  que há  problemas, ou o professor-tutor  discorda das ideias, ou  opiniões presentes na postagem.
● A postagem atende totalmente ao que foi proposto.
Ação do professor-tutor
● Iniciar um diálogo de orientação com perguntas sobre pontos que parecem ausentes.
● Mostrar claramente duas opções possíveis e oferecer sugestões e questões para as duas possibilidades.
● Enfatizar os pontos positivos no
trabalho.
● Apontar as potencialidades.
● Oferecer um elogio honesto (sem exageros).
● Levantar as questões, evitando acusações ou críticas.
● Apresentar pensamentos honestos e  preocupações a respeito do assunto.

● Apresentar sugestões de melhoria ou de  solução ao problema identificado no trabalho.
● Estimular o cursista a ir além do proposto.
Benefícios ● Proporcionar maior segurança ao cursista na emissão do feedback. ● Valorizar, criar uma cultura de confiança e compreensão e ajudar o cursista a identificar suas próprias potencialidades, que talvez ele próprio não reconheça.
● Mostrar o quanto o professor-tutor está atento ao processo de ensino e aprendizagem de seus cursistas.
● Propiciar a aprendizagem colaborativa e  ampliação das ideias tanto dos conhecimentos do cursista quanto do professor-tutor
● Ajudar o cursista em seu processo de aprendizagem.
Sugestões de interação/feedback
● “Quando você disse... você queria dizer… ou…?”
● Pelo que pude compreender, você explicitou que..., não foi? Corrija-me se estiver enganado.
● “Muito interessante a parte em que você comenta…”
● A ideia apresentada no ponto… é muito boa. Você poderia aprofundar…”
 ● “Você já considerou...?
● “Pensei sobre isto e percebi que...”
● “Talvez você tenha pensado sobre isto, mas...”
● “Te convido a refletir sobre...”
 ● “Sua ideia é muito boa. Outra sugestão para a resolução do caso seria…”
● “Para aprofundar seus conhecimentos, indico a leitura do texto…”
● “Conheço um site interessante que trata do assunto e que poderia ampliar seus conhecimentos.”
Fonte: Adaptado de Abreu-e-Lima e Alves (2011)

Outro modelo de feedback indicado para cursos a distância chama-se “feedback sanduíche”.
figura feedback sanduíche

Nele, os apontamentos que sugerem melhorias são fornecidos pelo professor-tutor em ações ou comportamentos positivos, conforme quadro a seguir.
Realçar algo positivo O professor-tutor pode destacar:
● uma descoberta que o cursista tenha feito;
● uma citação relevante;
● a ordem da frase.
Sugerir melhorias O professor-tutor pode:
● oferecer sugestões diretas ao cursista sobre o que fazer ou não;
● conduzir os cursistas à reflexão por meio de perguntas que os ajudem a compreender e melhorar o trabalho realizado;
● elencar indicações e pedidos para que o cursista correlacione seus resultados a outros trabalhos e ideias.
Apontar algo muito bom O professor-tutor não deve confundir este item com mensagens positivas e generalistas sobre vitória, esforço e sucesso. Deve elencar atitudes e comportamentos reais a serem mantidos, bem como os resultados que isso trará ao trabalho do cursista.

Questões que podem ajudar a identificar:
● Qual o potencial do cursista?
Fonte: Adaptado de Abreu-e-Lima e Alves (2011)
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