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A função do professor-tutor

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A educação na modalidade a distância tem evoluído muito nos últimos anos, e seu funcionamento se aprimora cada vez mais. Na forma atual, é um esforço que envolve vários grupos. Aqui, porém, destacamos o papel do professor-tutor. Mais do que apenas garantir que o cursista seja informado de todos os recursos para ter a melhor experiência de aprendizado, o professor-tutor é responsável, acima de tudo, por mediar, didática e pedagogicamente, as atividades de ensino e de aprendizagem oportunizadas nos diversos ambientes, tendo como referência o conteúdo específico do curso.

Essa amplitude de ações é uma consequência da compreensão de que o tutor é um professor e atua como tal, não sendo possível separar os aspectos técnicos dos pedagógicos. Por isso mesmo, o padrão adotado pela Seed-PR é a utilização do termo professor-tutor para referir-se a esse profissional de EaD [sobre essa questão, recomendamos o vídeo "Por que utilizar professor-tutor e não tutor"].

Além disso, a qualidade da interação e da comunicação entre o professor-tutor e cada cursista amplia as chances de conclusão do curso com sucesso. Para isso, é importante que o professor-tutor seja um modelo no que se refere ao acesso constante ao ambiente virtual de aprendizagem, e dê feedback assim que possível a mensagens e postagens de atividades.

Vale lembrar que também se espera que o professor-tutor mantenha contato constante com a equipe da Coordenação em EaD para que todas as partes estejam em sintonia, solucionando qualquer problema o mais rápido possível.

Uma referência muito importante para que essa harmonia entre os parceiros seja mantida é a observância do contido em cada edital de seleção de professores-tutores.

Por fim, deixamos aqui um lembrete importante: o trabalho de tutoria deve ser marcado pelo cunho pedagógico, sem dar margem para discussões de natureza política, religiosa e/ou ideológica. Sua postura deve ser sempre cordial, promovendo a integração entre os participantes sempre que possível, e valorizando sempre o esforço do cursista em sua trajetória.



Para aperfeiçoar sua atuação como professor-tutor, sugerimos as seguintes leituras e materiais:

Vídeos
O tutor é a peça-chave da educação a distância

Textos
ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; ALVES, Mario Nunes. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, ano 65, p. 189-205, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n2/v22n2a13.pdf>. Acesso em 01 mar. 18
BENTES, Roberto de Fino. A avaliação do tutor. In: FORMIGA, Marcos; LITTO, Fredric (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
CONDEMARÍN, M.; MEDINA, A. A avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2005.
HOFFMAN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
NEDER, M. L. C. A avaliação na educação a distância: significações para definição de percursos. In: PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: EdUFMT, 2006
POLAK, Ymiracy Nascimento de Souza. Avaliação do aprendiz em EAD. In: LITTO, Frederic Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson do Brasil, 2009.
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