Educadores

Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Permanente

Educação integral :: Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Permanente e Periódica :: Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Permanente

O Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Permanente caracteriza-se por uma jornada complementar de 15 horas semanais, compreendendo oito horas diárias de permanência do estudante na instituição de ensino, de segunda à sexta-feira, sendo que as quatro horas-aula do período parcial serão acrescidas de três horas-aula no turno complementar com uma hora de almoço.
As quinze horas da jornada complementar são organizadas em duas ou três diferentes Atividades diárias, desenvolvidas com o mesmo grupo de estudantes, da mesma série ou de séries diferentes.

Público atendido
Estudantes do ensino médio da Rede Pública Estadual do Paraná.

Objetivos
  • Democratizar a oferta de atividades pedagógicas, por meio da ampliação da jornada escolar em turno complementar, para os estudantes do Ensino Médio.
  • Viabilizar o aprofundamento dos conteúdos curriculares, por meio de atividades pedagógicas complementares, que possibilitem encaminhamentos metodológicos diferenciados e que favoreçam o desenvolvimento humano integral dos estudantes.

Organização das turmas
As turmas são formadas com o mínimo de 25 e o máximo de 35 estudantes do ensino médio da mesma série ou de diferentes séries, da instituição de ensino da rede pública estadual. São ofertadas cinco atividades sendo, obrigatoriamente, duas atividades do macrocampo Aprofundamento de Aprendizagem (Língua Portuguesa e Matemática) e as demais de outros macrocampos, de acordo com a escolha da comunidade escolar.

Macrocampos
“Compreende-se por macrocampo um campo de ação pedagógico-curricular no qual se desenvolvem atividades interativas, integradas e integradoras dos conhecimentos e saberes, dos tempos, dos espaços e dos sujeitos envolvidos com a ação educacional. Os macrocampos se constituem, assim, como um eixo a partir do qual se possibilita a integração curricular com vistas ao enfrentamento e à superação da fragmentação e hierarquização dos saberes. Permite, portanto, a articulação entre formas disciplinares e não disciplinares de organização do conhecimento e favorece a diversificação de arranjos curriculares”. BRASIL, 2014, p. 8. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em: 23/10/2017.

ícone PDF
Instrução Normativa Nº05/2018

Organização e funcionamento dos Programas de Atividades de Ampliação de Jornada Escolar que compõe a Educação Integral em Turno Complementar, ofertados nas instituições de ensino da rede pública estadual do Paraná.

ícone PDF
Atividades e macrocampos

Lista de atividades e macrocampos das atividades de ampliação de jornada permanente
Recomendar esta página via e-mail: