Educadores

Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Periódica

Educação integral :: Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Permanente e Periódica :: Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Periódica


O Programa de Atividades de Ampliação de Jornada Periódica caracteriza-se por uma jornada complementar de quatro horas-aula semanais compreendendo quatro horas-aula, distribuídas em no mínimo dois dias letivos da semana, de segunda a sexta-feira.

Público atendido
Estudantes do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

Objetivos
  • Democratizar a oferta de atividades pedagógicas, por meio da ampliação da jornada escolar em turno complementar, para os estudantes da educação básica da Rede Pública Estadual de ensino.
  • Viabilizar o aprofundamento dos conteúdos curriculares, por meio de atividades pedagógicas complementares, que possibilitem encaminhamentos metodológicos diferenciados e que favoreçam o desenvolvimento humano integral dos estudantes.


Organização das turmas
As turmas são formadas com o mínimo de 25 estudantes da rede pública estadual da educação básica, do mesmo ano/série ou de diferentes anos/séries, da mesma instituição de ensino.



EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA / ATIVIDADE EMPREENDEDORISMO

É um programa desenvolvido pela Seed, que visa desenvolver a educação empreendedora e a formação de jovens proativos e empreendedores, bem como a promoção social das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Organiza-se em uma jornada complementar de quatro horas-aula semanais compreendendo quatro horas-aula, distribuídas em dois dias da semana, de segunda a sexta-feira.

Público atendido
Estudantes do ensino fundamental ou médio, da Rede Pública Estadual do Paraná, do mesmo ano/série ou de diferentes anos/séries, do mesmo estabelecimento de ensino.

Objetivos

  • Possibilitar a ampliação de tempos e espaços de aprendizagem dos estudantes, por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares que desenvolvam o protagonismo juvenil e as potencialidades empreendedoras, articuladas aos conhecimentos necessários para a formação humana integral dos estudantes.
  • Propiciar práticas pedagógicas que desenvolvam a participação dos estudantes na implementação de projetos vinculados às questões sociais, culturais, ambientais e de geração de renda.
  • Implementar uma cultura empreendedora, por meio de práticas que possibilitem a aproximação da realidade e do interesse dos estudantes, para com o desenvolvimento econômico local/regional, tendo em vista os desafios e as oportunidades do mundo do trabalho.

Organização das turmas
O programa é ofertado em 64 instituições de ensino, sendo duas por núcleo regional de educação. Cada escola oferta até três turmas, assim organizadas:

  • uma turma composta por estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental.
  • uma turma composta por estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental.
  • uma turma composta por estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio.
ícone PDF
Instrução Normativa Nº05/2018

Organização e funcionamento dos Programas de Atividades de Ampliação de Jornada Escolar que compõe a Educação Integral em Turno Complementar, ofertados nas instituições de ensino da rede pública estadual do Paraná.

ícone PDF
Lista de instituições

Instituições de ensino com oferta do Programa Educação Empreendedora/Atividade Empreendedorismo - 2017
Recomendar esta página via e-mail: