Educadores

Curso Equipe Multidisciplinar 2019

banner ilustrativo da equipe multidisciplinar 2019

O que é?

A formação continuada para os integrantes das Equipes Multidisciplinares no ano de 2019, cuja temática é Abordagens e aspectos sociais e pedagógicos sobre a presença indígena e negra do Paraná, propõe dar continuidade na capacitação dos educadores, estudantes e comunidade escolar para atuar no processo de educação das relações étnico-raciais, conforme o disposto no artigo 26 A da LDB/96, na Lei Federal n. 10.639/03, na Lei Federal n. 11.645/08, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira, no Estatuto da Igualdade Racial e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Indígena.

A perspectiva da proposta desta formação é subsidiar e fortalecer as condições teóricas e metodológicas para a execução de um trabalho pedagógico que contribua efetivamente para uma transformação consciente e cidadã da escola e da sociedade em que está inserida, de modo que possibilite a superação da exclusão, bem como a promoção da equidade social e racial e da efetividade da aprendizagem no contexto escolar.

Público-alvo
Comunidade escolar (alunos e instâncias colegiadas), pedagogos(as), professores da Ed. Profissional, da Ed. do Campo, da Ed. Indígena, da Ed. Especial, da EJA, do 6º ao 9º ano, do Ens. Médio e agente educacional I e II.

Objetivo
ícone cronograma
Caderno do cursista


ícone cronograma
Cronograma


ícone materiais de estudo
Materiais de Estudo
Compreender as manifestações racistas, preconceituosas e discriminatórias, dirigidas à população negra e indígena pelos vários recursos midiáticos, bem como o uso destes recursos na busca pela positivação destes povos, sempre de maneira articulada com o currículo escolar.

Carga horária
20 horas, sendo 16 horas a distância e 4 horas presenciais.

Organização
O curso está organizado em quatro encontros:
  • Módulo I - A presença dos Kaingang, dos Guarani e dos Xetá no Estado do Paraná - Elaboração e postagem do Plano de Ação
  • Módulo II - Representações, símbolos e saberes afro-paranaenses
  • Módulo III - A Presença feminina nas comunidades indígenas do Paraná
  • Módulo IV - Seminário da Semana da Consciência Negra: Presença negra no Paraná
Período de realização
08/08/2019 a 30/11/2019

Acesso ao curso para cursistas que foram inscritos com e-mail Expresso:
ícone e-escola
Acesso ao Curso

(Inscrições com e-mail Expresso)
ícone recuperação de senha
Recuperação
de Senha




Acesso ao curso para cursistas que foram inscritos com e-mail alternativo:
ícone e-escola
Acesso ao Curso

(Inscrições com e-mail alternativo)
formulário
Problemas com o Acesso
Recomendar esta página via e-mail: