Educadores

Eureka Vestibular 2007 - Literatura 3 - Romantismo - Parte 2

Videoaulas ministradas por professores de ensino médio, focando a preparação para o vestibular. Os conteúdos das disciplinas foram pautados por meio de apostilas, e tiveram a orientação e supervisão do Departamento de Ensino Básico da Seed. Realizado em 2007.

Neste vídeo, o professor Marlus apresenta a aula de Literatura, tendo como foco o período Romantismo (1836-1881). Nesta segunda parte, o professor Marlus fala sobre o Romantismo e a sua vertente na prosa, dando destaque para a obra "A Moreninha", de Joaquim Manoel de Macedo, que deu início ao Romantismo em prosa. Apresenta, ainda, as obras de José de Alencar, mostrando as vertentes que esse autor escreveu: romances românticos urbano, indianista, histórico e regionalista. Dentre os destaques de suas obras estão os romances urbanos "Lucíola" e "Senhora"; e os indianistas, como "Ubirajara", "Iracema" - a índia com os lábios de mel-, e "O Guarani". Dentre os romances regionalistas, ele cita as obras de Franklin Távora, Bernardo Guimarães e Visconde de Taunay. Por fim, cita as obras do Romance Pré-Realista.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Literatura. Romantismo. Joaquim Manoel de Macedo. A Moreninha. José de Alencar. Lucíola. Senhora. O Guarani. Iracema.

Formato do programa: Eureka Vestibular 2007 > Literatura 3 - Romantismo

Duração: 14min56s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período em que ele foi editado..

  • 7269
  • 62
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações