Educadores

Eureka Vestibular 2007 - Literatura 1 - Literatura de Informação e Barroco - Parte 1

Videoaulas ministradas por professores de ensino médio, focando a preparação para o vestibular. Os conteúdos das disciplinas foram pautados por meio de apostilas, e tiveram a orientação e supervisão do Departamento de Ensino Básico da SEED. Realizado em 2007.

Neste vídeo, o professor Marlus apresenta a aula de Literatura, tendo como foco a Literatura de Informação e o Barroco. Nesta parte, o professor fala da Literatura de Informação - as crônica dos viajantes e missionários portugueses que desvendaram as terras brasileiras. Inicialmente, o professor conta um pouco sobre a história da colonização do Brasil pelos portugueses. Apresenta um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha, considerada a certidão do Brasil. Depois, comenta sobre os tratados - textos que traziam observações sobre a fauna, a flora e o povo brasileiro-, e cita dois autores importantes desse tipo de texto: os cronistas e viajantes Pero de Magalhães Gândavo e Gabriel Soares de Souza. Também comenta sobre os missionários que aqui chegaram para catequisar os indíos. Ele lembra que a companhia de Jesus trouxe inúmeros padres, no entanto o professor Marlus destaca o Padre Fernão Cardím e o Padre Manuel da Nobrega, bem como o Padre José de Anchieta, que pelos seus sermões, teatralização e forma de contato com os índios, foi o que mais deixou marcas na literatura brasileira/literatura dos jesuítas (vertente que está dentro da Literatura de Informação).

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Literatura. Literatura de Informação. Literatura dos jesuíta. Quinhentismo. Pero Vaz de Caminha. Colonização. Portugueses. Jesuítas. Companhia de Jesus. Crônica.

Formato do Programa: Eureka Vestibular 2007 > Literatura 1 - Literatura de Informação e Barroco

Duração: 12min02s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período em que ele foi editado..

  • 7577
  • 27
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações