Educadores

Eureka Vestibular 2007 - Filosofia 1 - Platão e Maquiavel - Parte 1

Série de vídeos do programa Eureka voltados à preparação de vestibulares. Os conteúdos das disciplinas foram pautados por meio de apostilas orientadas e supervisionadas pelo Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Inicialmente,  o apresentador Marlus Geronasso fala sobre o banimento das disciplinas de Filosofia e Sociologia da Educação Básica. Na sequência, apresenta o professor de Filosofia Ricardo Luiz de Mello, que apresenta os quatro autores da Filosofia que serão trabalhados nesta série.

Nesta primeira parte do programa, destinada a Platão (428-347a.C.), o professor contextualiza a condição humana e a relação do homem com o Estado ateniense, alvo das críticas do pensador, que, por não contemplar a verdade, seria a pior forma de governo. Platão entende o homem como escravo dos sentidos e vê na busca do conhecimento uma forma de libertação, enquanto a democracia ateniense estava fundamentada na base da retórica, havendo "convencimento" das pessoas sobre a inversão entre o certo e o errado. Para explicar esta situação, apresenta a definição de conhecimento sensível (doxa), fonte de erro, em oposição ao conhecimento inteligível (episteme), aqui chamado de "razão". O Livro VII da República, com a passagem da alegoria da caverna, é utilizada para explicar a falha estrutural do conhecimento humano.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Eureka. Vestibular 2007. Filosofia. Platão. Alegoria. Caverna. Conhecimento. Razão. Filosofia antiga. Pensamento. Política. Democracia. Ideia. Epistemologia.

Formato do Programa: Eureka Vestibular 2007 > Filosofia 1 - Platão e Maquiavel

Duração: 11min58s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 5892
  • 30
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações