Educadores

Divulgação e Notícias

31/08/2023

Abertas as inscrições para atuação como Formador dos profissionais que estarão em Estágio Probatório

Atenção professores e pedagogos interessados em atuar no processo de formação dos novos profissionais ingressantes da rede (que assumirão a partir de 2024): estão abertas as inscrições para compor o quadro de Formadores do Estágio Probatório. A ação visa orientar os novos integrantes do Quadro Próprio do Magistério (QPM) da rede, com objetivo de estruturar e alicerçar os mesmos na prática pedagógica do ensino estadual. 

Obrigatório por lei, o Estágio Probatório dura três anos e deve ser cumprido por todos os professores aprovados em concurso público que assumem cargos na rede estadual de ensino. Esta é a primeira vez que a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) promove o serviço de acompanhamento durante este período, por meio da colaboração por parte de educadores já integrantes da rede (QPM). 

“O acompanhamento dos novos professores por parte de educadores mais experientes é crucial para garantir uma transição suave e eficaz para a carreira docente, permitindo a troca de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e a construção de confiança. O que contribui para um processo educacional mais seguro e eficaz”, pondera o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

A carga horária para atuação como formador é de 10 horas semanais (para professores) e 20 horas semanais (para pedagogos), podendo ser realizada online, com foco na aprendizagem entre pares e no aprimoramento da prática dentro da cultura da escola, assim como no conhecimento da estrutura pedagógica e administrativa da educação estadual.

Os interessados podem se inscrever neste link até o dia 13/09 e as provas classificatórias acontecem no dia 01/10.


Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 29/08/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.