Educadores

Informativos

27/03/2019

Educação vai participar pela primeira vez do Festival de Teatro de Curitiba

O Centro Estadual de Capacitação em Artes (CECA) Guido Viaro, da Secretaria de Estado da Educação, vai participar da 22° edição do Fringe, do Festival de Teatro de Curitiba, que acontece na capital paranaense entre os dias 27 de março e 5 de abril. Essa é a primeira vez que a Secretaria de Estado da Educação participa do festival.

A programação da Mostra CECA Guido Viaro é composta de produções próprias de teatro, dança e performance criadas pelos cursistas do Guido Viaro, além de bate-papo, oficinas formativas e mostra de fotografia. As apresentações têm classificação livre e são gratuitas. Toda a programação está aberta para a comunidade, e professores podem levar seus alunos para assistirem as apresentações e visitar a exposição.

“É um orgulho muito grande participar do Fringe com as produções dos nossos professores e alunos. Os trabalhos de construção coletiva provocam e promovem reflexões nos espectadores. Tanto o espetáculo de dança como de teatro nos permitem olhar o outro, estabelecer relações com as pessoas, com o mundo. Ninguém sai igual depois de assistir a essas apresentações”, disse a diretora do Guido Viaro, Sabrina Rosa Cadori.

FIQUE LIGADO – A programação do Guido Viaro inclui a exposição “Ribalta – Fotografia de espetáculo” que reúne uma coletânea de fotografias feita pelas professoras do CECA Giselle Nicaretta, Maria Ravazzani e pelo ex-funcionário William de Oliveira, que registraram os eventos semanais do Te Encontro no Guido. Os visitantes terão a experiência de vivenciar, sob a ótica da fotografia, as apresentações de diversos espetáculos realizados no Guido Viaro no período de 2013 a 2018. A mostra fica disponível na praça de exposições do Guido Viaro do dia 27 de março a 5 de abril.

Na próxima quarta-feira (27), também será feita a apresentação de dança “Projeto Urbano”, no Auditório Beto Lima, no Guido Viaro, às 20 horas. O espetáculo apresentado pelo Grupo de Dança Guido irá abordar as reflexões do elenco sobre a cidade, que tipo de relações todos estabelecemos com ela. A proposta é uma criação coletiva, orientada pela professora Daniella Nery, que vai promover diversas sensações nos espectadores e a reflexão sobre seu lugar na urbe.

No dia 29, às 14 horas, será realizada oficina teórica e prática para estabelecer os primeiros contatos com a ideia e a percepção do KI, um trabalho de consciência corporal. A oficina propõe compartilhar um pouco da vivência e dos jogos teatrais do grupo Sétima Cena, que utiliza este conceito para aprimorar as experiências cênicas.

A programação completa pode ser consultada AQUI.

O GUIDO – O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro é um órgão vinculado à Secretaria Estadual da Educação que oferta cursos de formação continuada a professores da rede pública de ensino (municipal e estadual) nas áreas artísticas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Literatura e Cultura Corporal. O Guido Viaro também oferta cursos de Pedagogia, Licenciaturas e Formação de Docentes a estudantes do Ensino Médio. Já para a comunidade em geral são oferecidos cursos, sem custo nenhum, de Arte Circense, Desenho e Pintura, Mosaico, Dança Circular, Dança Contemporânea, Teatro, Cerâmica e Vidro, Prática Instrumental.

ENDEREÇO – O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, está localizado na Rua Francisco Mota Machado, 490, no Capão da Imbuia, em Curitiba.



Esta notícia foi publicada no site educacao.pr.gov.br/ em 22/03/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.