Educadores

Divulgação e Notícias

01/02/2019

Hora-atividade: momento de estudo, reflexão e planejamento de atividades para os estudantes

Assessoria de comunicação/Seed

A distribuição da hora-atividade ganhou nova orientação para o ano letivo de 2019. De acordo com a Orientação nº01/2019 – SUED/SEED, publicada essa semana pela Secretaria da Educação do Paraná, as equipes gestores das escolas devem priorizar a distribuição da hora-atividade dos professores de forma concentrada.

O objetivo da nova orientação é facilitar a disponibilidade de professores para a participação em eventos de formação específicos para sua disciplina, que serão ofertados pela Secretaria da Educação ao longo do ano.

Para o superintendente Raph Gomes Alves, é fundamental que a equipe gestora apoie o professor no desenvolvimento da hora-atividade, para auxiliar na elaboração de soluções para os desafios da sala de aula.

“A hora-atividade é um espaço formativo, de reflexão. É um momento para o professor estar na escola, para conversar com o diretor e com o pedagogo sobre como superar o desafio da não-aprendizagem. E a hora-atividade mediada melhora a qualificação da aula que será dada depois”, avalia.

A hora-atividade deve ficar organizada da seguinte maneira:

Segunda-feira: Biologia e Ciências;
Terça-feira: Física, Matemática e Química;
Quarta-feira: Língua Estrangeira Moderna e Língua Portuguesa;
Quinta-feira: Arte e Educação Física;
Sexta-feira: Ensino Religioso, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

A orientação também prevê como a hora-atividade será organizada para professores que atuam em Salas de Apoio, Salas de Recursos Multifuncionais, Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar, entre outras ofertas de ensino diferenciado disponíveis à comunidade escolar paranaense.

Para baixar o documento, clique aqui.

ATIVIDADES – A hora-atividade é um período da carga horária dos professores dedicado a atividades fora da sala de aula, que incluem planejamento, estudo e discussões voltadas para a constante melhoria da prática pedagógica.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 01/02/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.