Educadores

Sala de Aula

22/06/2017

Festas Juninas

Mês de junho é um mês frio e festivo. Mês de curtir as festas juninas!!

Mas, qual a origem desta festa tão popular no Brasil? Como utilizar-se desta festividade para trabalhar os conteúdos curriculares com nossos alunos?

Separamos alguns materiais que podem auxiliar seu trabalho:

Ícone para Áudio
Áudio
Ícone para Imagem
Imagem
Ícone para Jogo
Jogo
Ícone para Página web
Página web
Ícone para Vídeo
Vídeo

Embora hoje as comemorações do mês de junho estejam vinculadas aos santos do catolicismo, elas já eram realizadas muito antes da era cristã. Os povos antigos, incluindo as civilizações gregas, egípcias e celtas, comemoravam o solstício de verão, no Hemisfério Norte, nos dias 21 ou 22 de junho, com o calor do fogo e muita bebida e comida. Essas celebrações eram para a fertilidade e também para rogar aos seus deuses fartura nas próximas colheitas.

Essa mistura entre festas cristãs de santos e folguedos pagãos estão presentes até hoje nas práticas culturais brasileiras. Alguns rituais foram trazidos, principalmente, por portugueses ao Brasil colonial, mas houve a contribuição dos espanhóis, holandeses e franceses, o que deu origem a diversos tipos de celebrações nas diferentes regiões do país.

No Brasil, essas celebrações foram associadas aos rituais do solstício de inverno, que também eram comemorados pelos povos nativos com muita festa e comida. A miscigenação étnica entre índios, africanos e europeus fez brotar no país uma série de belas expressões artísticas, como cantorias de viola e cordéis; emboladas de coco e cirandas; xote, xaxado e baião; sem falar nas quadrilhas e forrós.

Vamos dançar quadrilha?!!
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.