Educadores

Divulgação e Notícias

04/11/2015

Prorrogadas inscrições para concurso Zumbi dos Palmares

Assessoria de Comunicação/Seed

Foram prorrogadas até o dia 5 de novembro as inscrições para o Prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas 2015, Zumbi dos Palmares Herói Nacional. Todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio podem participar. As inscrições podem ser feitas pelo portal da Secretaria da Educação e pelo site do Centro Cultural Humaita.

Os estudantes podem participar em três categorias: redação, painel e música. O edital do concurso foi lançado nesta quinta-feira (1º) na Secretaria da Educação. “O prêmio é importante para valorização da cultura negra e vai favorecer o ensino e aprendizagem dos estudantes da rede estadual”, explicou a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

As inscrições e o regulamento do concurso estão disponíveis aqui: https://informativocentroculturalhumaita.wordpress.com/orirere/. Os autores dos melhores trabalhos vão conhecer o Museu Afro Brasil, em São Paulo, em 2016.

O prêmio foi criado em 2009 pelo Centro Cultural Humaita para valorizar e dar visibilidade à herança cultural e à presença negra no Paraná. O concurso é feito em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, sob a coordenação do Departamento da Diversidade/Coordenação da Educação das Relações da Diversidade Étnico Racial.

“Agora em 2015 pretendemos dar visibilidade a esse herói nacional pouco conhecido que é Zumbi dos Palmares. Acreditamos que quando as crianças, jovens e adolescentes tiverem contado com esse lado positivo, essa herança guerreira e de luta vai fortalecer a autoestima dos nossos jovens e isso é de suma importância para a juventude negra”, afirmou o presidente do Centro Cultural Humaita, Adegmar José da Silva, mais conhecido como Zelador Candieiro.

Os estudantes poderão montar grupos de até 10 alunos para pesquisarem e criarem uma redação, música ou painel. Um professor orientador será o responsável por fazer as inscrições dos trabalhos. “Os estudantes têm até a semana da Consciência Negra, entre os dias 17 a 21 de novembro para entregarem suas produções, com muita criatividade, com uma pesquisa aprofundada para apresentar esses conteúdos sobre Zumbi dos Palmares e o Quilombo dos Palmares,”, afirmou Melissa Rainer, diretora do Centro Cultural Humaita.

Esta notícia foi publicada em 04/11/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.