Educadores

Informativos

07/08/2015

Dia do Funcionário de Escola é comemorado nesta sexta-feira (7)

Assessoria de Comunicação/Seed

Escola limpa, secretaria organizada, merenda pronta, portão aberto no horário para receber os estudantes. No Paraná, são cerca de 30 mil funcionários de escolas que trabalham para manter em funcionamento as 2,5 mil unidades da rede estadual e conveniadas. Para valorizar e reconhecer a importância do trabalho e a dedicação dos servidores das escolas, 7 de agosto foi instituído o “Dia do Funcionário de Escola”, pela Lei 16.423, de 2010.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, destaca o papel dos funcionários também como educadores. “Agradeço o empenho de cada um dos nossos funcionários, que se dedicam dia após dia a garantir um ambiente adequado para nossos alunos”, disse. “Educação não é só ensinar em sala de aula. É mostrar zelo e responsabilidade com o exemplo”, acrescentou a secretária.

As escolas contam com funcionários que desempenham diversas funções. Há os serviços de apoio, que são fundamentais para o bem-estar dos alunos – limpeza e conservação das unidades escolares, merendeiras, inspetores de alunos. Esses são os agentes I. Já os agentes II se ocupam da parte administrativa e na secretaria da escola. O número de funcionários por escola é definido conforme o seu porte, como número de alunos e estrutura.

No Paraná, a maioria é do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB), que soma 18,6 mil pessoas, além de QPPE (Quadro Próprio do Poder Executivo), do regime especial administrativo e os temporários.

TRABALHO COM AMOR – Lúcia Maria Soares de Oliveira, agente I, trabalha há 13 anos com educação. Atualmente, Lúcia atua no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Ceebja Zilda Arns, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Ela é, junto com as colegas, responsável em manter a ordem, seja na limpeza ou no controle dos alunos que entram e saem da escola.

Lúcia desenvolve duas atividades, em períodos diferentes. À tarde trabalha na limpeza do prédio. À noite é monitora na entrada do colégio e recebe os alunos que chegam para as aulas. “Ajudo a manter a ordem na escola”, brinca.

“É a minha paixão trabalhar com crianças. Estar junto com eles, incentivando e colaborando de alguma maneira para a formação deles. Eu amo o que faço”, diz. “Gosto muito do meu trabalho porque faço com amor. Tudo aqui para mim é motivador. O período de férias é o mais difícil, eu me sinto sufocada, não vejo a hora de voltar”, revela.

VOCAÇÃO – Veridiana Angélica Vieira, secretária, agente II, trabalha há nove anos com educação. É formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e lembra que a paixão pela educação começou durante a faculdade. “Eu sempre gostei dessa área por acreditar que a educação tem o poder de mudar a vida de uma pessoa para melhor”, conta Veridiana, que tem no filósofo Paulo Freire sua referência.

“O que mais me motiva é quando os alunos vêm até a secretaria para retirar o diploma de conclusão de curso, já que a maioria chega aqui desacreditada e nós temos a função de incentivá-los e dar o suporte necessário para que eles continuem. Isso faz o nosso trabalho ser muito gratificante”, diz Veridiana. “Eu vejo a minha profissão como uma peça fundamental dentro da escola, pois é na secretaria que os alunos têm o primeiro contato com o colégio”, frisa.

Esta notícia foi publicada em 047/08/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.