Educadores

Divulgação e Notícias

31/03/2015

Preservação do patrimônio escolar em animação

Assessoria de Comunicação/Seed

A importância de cuidar da própria escola é o tema da animação “Patrimônio Escolar”, da Coordenação de Produção Multimídia da Secretaria da Educação do Paraná. O vídeo deve ser utilizado por professores para trabalhar com seus alunos as consequências da depredação e a necessidade da participação da comunidade escolar no cotidiano dos estabelecimentos de ensino.

“A aquisição, manutenção, preservação e economia dos bens públicos, se comunicam transversalmente com ética e democracia. Jovens que tenham contato com esse tipo de discussão desde a infância serão mais propensos a cuidar naturalmente dos bens públicos”, explica Cristiana Gonzaga, chefe do Departamento de Formação dos Profissionais da Educação.

“Entretanto, há fatores externos que podem contribuir para uma mudança de comportamento como, por exemplo, o sentimento de pertencer a um grupo. É aí que entra a importância de um trabalho coletivo, envolvendo pais, professores e agentes educacionais, tanto em trabalhos pedagógicos direcionados em sala de aula, quanto em momentos em que os estudantes estão circulando por outros ambientes. A educação começa pelo exemplo e passa pelo trabalho sistematizado em sala de aula”, conclui.

A animação pode ser assistida ou baixada na página www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=18860

ESTILO – O vídeo foi produzido no estilo “Draw My Life”, com narração acompanhada de desenhos feitos em um quadro branco, popularizado em vídeos do Youtube, explica Eguimara Branco, coordenadora de Produções Multimídia do Departamento de Formação dos Profissionais da Educação.

“A produção nasceu a partir da manifestação de alguns gestores preocupados com a questão da depredação. Nesse sentido o Departamento pensou na animação como um recurso para os gestores trabalharem com os alunos e comunidade, ampliando para a ideia de preservação do Patrimônio Público”, afirma Eguimara.

DIA A DIA EDUCAÇÃO – Esta animação e dezenas de outras estão disponíveis no portal pedagógico Dia a Dia Educação, bem como vários outros recursos que podem ser acessados e baixados gratuitamente por profissionais da educação, alunos e comunidade de qualquer rede de ensino: www.diaadia.pr.gov.br

Você utiliza o material do portal em sua escola? Conte-nos a sua experiência! Mande e-mail para nossaescola@seed.pr.gov.br

Esta notícia foi publicada em 31/03/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.