Educadores

Divulgação e Notícias

25/05/2012

Lançado o Caderno de Expectativas de Aprendizagem

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Educação Básica (DEB), elaborou durante o ano de 2011 o Caderno de Expectativas de Aprendizagem. O documento, realizado de forma participativa, busca fomentar a discussão nas escolas sobre práticas de ensino e de aprendizagem, além da avaliação.

Segundo a superintendente da Educação, Meroujy Cavet, o caderno fornece subsídios para auxiliar o professor na qualidade do processo educativo e no desempenho do aluno. “A elaboração deste documento veio da necessidade de preservar e democratizar o conteúdo trabalhado com todos os alunos da rede estadual de ensino, independente da região onde vive. É um instrumento para a transformação da realidade de nossas escolas”, disse.

A criação do documento contou com a participação dos professores da rede e dos técnico-pedagógicos dos Núcleos Regionais da Educação (NRE). Quase 12 mil contribuições, debatidas durante a Semana Pedagógica em julho de 2011, foram sistematizadas pelas equipes das regionais.

O documento visa o direito à educação com qualidade e equidade, de acordo com as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual. As Expectativas de Aprendizagem representam o trabalho a ser alcançado, cabendo a escola e a cada professor, no seu plano de trabalho, definir o caminho que será percorrido para que os alunos aprendam. “O caderno pode ser utilizado como referencial, tanto para o planejamento das aulas, quanto para o acompanhamento do trabalho pedagógico”, completou Meroujy.

Para conhecer o Caderno de Expectativas de Aprendizagem – Departamento de Educação Básica, basta acessar o link: www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/caderno_expectativas.pdf


Esta notícia foi publicada em 24/05/2012 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.