Educadores

A::B::C::D::E::F::G::H::I::J::K::L::M::N::O::P::Q::R::S::T::U::V::W::X::Y::Z


Início : Imagens : Pedagogia : 


Ordenar por:  Título ()Data ()Notas ()Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)


Categoria: Imagens Pedagogia
VisitarRousseau Popular Última atualização: 2/12/2009 16:13
Descrição:
Jean Jacques Rousseau (1712-1778) filósofo, teórico político e escritor suíço, defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz à degeneração.

Palavras-chave: pensador da educação, pacto social, Do Contrato Social, foto

Fonte: http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=26

Acessos: 225   Notas0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar |Informar erro | Indicar | Comentários (0)Baixar

Categoria: Imagens Pedagogia
VisitarRudolf Steiner Popular Última atualização: 27/8/2009 11:34
Descrição:
Rudolf Steiner (1861 - 1925) filósofo, cientista e artista austríaco, criou a antroposofia e uma proposta denominada pedagogia Waldorf, que tinha como bases da aprendizagem as vivências, o cultivo do querer agir por meio da atividade corporal, o sentir por meio do trabalho artístico e artesanal e o pensar, desde a relação com o imaginário de contos, lendas e mitos, até o pensamento abstrato científico em séries mais avançadas.

Palavras-chave: pensador da educação, antroposofia, Pedagogia Waldorf.

Fonte: http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=59

Acessos: 201   Notas0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar |Informar erro | Indicar | Comentários (0)Baixar

Categoria: Imagens Pedagogia
VisitarSala de aula feminina Popular Última atualização: 2/12/2009 15:52
Descrição:
Fotografia de sala de aula feminina que ilustra o livro Histórias da nossa terra, de Julia Lopes de Almeida, publicado em 1907.

Nesta época, a educação feminina era um privilégio numa sociedade comandada por homens, porém tal privilégio detinha interesses como a necessidade da construção de uma “sociedade civilizada”.

Nesse sentido, as meninas também passaram a serem alvos dos padrões desejáveis para obtenção desta sociedade. Porque além da sua educação o cuidado com os filhos e organização do lar eram tarefas destinadas ao sexo feminino. Essas eram as justificativas encontradas em muitos discursos da época para “permitir” que a mulher freqüentasse os bancos escolares.

Palavras-chave: educação das mulheres, história da educação, sexismo, gênero.

Fonte: http://www.ufpel.edu.br/cic/2005/arquivos/CH_00244.rtf

Acessos: 367   Notas0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar |Informar erro | Indicar | Comentários (0)Baixar

Categoria: Imagens Pedagogia
VisitarMapas Conceituais e Aprendizagem Significativa Popular Última atualização: 27/8/2009 13:55
Descrição:
Mapa conceitual é uma técnica ou recurso didático criado por Joseph Novak em 1972. Surgiu da necessidade de acompanhar o desenvolvimento cognitivo de crianças no processo ensino-aprendizagem do ensino fundamental.

A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na ideia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Incluídas na aprendizagem significativa estão a aprendizagem por recepção e a por descoberta.

Assim, estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.

Palavras-chave: mapa conceitual, recurso, técnica, aprendizagem significativa, teoria, David Ausubel, Joseph Novak.

Fontes:
http://www.cibersociedad.net/congres2006/gts/comunicacio.php?id=950&llengua=po

http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/utilizamapasconceituais.html

Acessos: 716   Notas0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar |Informar erro | Indicar | Comentários (0)Baixar

Categoria: Imagens Pedagogia
VisitarTeoria da Aprendizagem Significativa Popular Última atualização: 27/8/2009 14:09
Descrição:
A Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas ideias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem. Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas em acréscimos.

Segundo esta teoria, os seguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa:
* as entradas para a aprendizagem são importantes;
* materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados;
* novas ideias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno.

Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados. Nesta perspectiva parte-se do pressuposto que o indivíduo constrói o seu conhecimento partindo da sua predisposição afetiva e seus acertos individuais.

Esta teoria da assimilação de Ausubel, como uma teoria cognitiva, procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente dos seres humanos. A referida teoria dá ênfase à aprendizagem verbal, por ser esta predominante em sala de aula. Incluídas na aprendizagem significativa estão a aprendizagem por recepção e a por descoberta.

Palavras-chave: teoria, psicologia, cognição, aprendizagem significativa, David Ausubel, relação arbitrária, relação substantiva.

Fonte: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/utilizamapasconceituais.html

Acessos: 379   Notas0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar |Informar erro | Indicar | Comentários (0)Baixar

Categoria: Imagens Pedagogia
VisitarMiguel Arroyo Popular Última atualização: 27/8/2009 14:18
Descrição:
Miguel González Arroyo é sociólogo e educador espanhol, foi professor da UFMG e atualmente acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Suas ideias estão relacionadas à educação popular, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.

Palavras-chave: Escola Plural, educação popular, cultura escolar, gestão escolar, educação básica, currículo.

Fonte: http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=44

Acessos: 188   Notas0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar |Informar erro | Indicar | Comentários (0)Baixar

Categoria: Imagens Pedagogia
VisitarGaston Bachelard Popular Última atualização: 27/8/2009 14:24
Descrição:
Gaston Bachelard (1884-1962) filósofo e poeta francês, crítica as concepções continuistas da história da ciência, introduzindo a categoria de ruptura para assinalar a dupla descontinuidade histórica e epistemológica que na mesma se verifica. Além do conceito de rupturas, criou o conceito de fenomenotécnica.


Palavras-chave: pensador da educação, história da ciência, ruptura, fenomenotécnica.


Fonte: http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=41

Acessos: 265   Notas0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar |Informar erro | Indicar | Comentários (0)Baixar

Categoria: Imagens Pedagogia
VisitarCésar Coll Popular Última atualização: 30/11/2009 10:42
Descrição:
César Coll Salvador, psicólogo espanhol, foi um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola e consultor do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, aqui no Brasil.

Inspirado em Jean Piaget, Coll orienta todo seu pensamento numa concepção construtivista de ensino-aprendizagem. Para ele o que importa é o que o aluno efetivamente aprende, não o conteúdo transmitido pelo professor. O novo currículo proposto por Coll contempla ainda os temas transversais, que devem estar presentes em todas as disciplinas e séries da Educação Básica.

Palavras-chave: pensador da educação, construtivismo, PCN, Temas Transversais, currículo.

Fonte: http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=57

Acessos: 250   Notas0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar |Informar erro | Indicar | Comentários (0)Baixar

Categoria: Imagens Pedagogia
VisitarMaria Montessori com uma aluna Popular Última atualização: 2/12/2009 14:56
Descrição:
Maria Montessori (1870-1952), médica e pedagoga italiana, dedicou-se à educação de crianças excepcionais num hospital psiquiátrico em Roma. Desenvolveu o sistema montessoriano que se apóia no trinômio: atividade, indvidualidade e liberdade. Ela acreditava que os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando, portanto, ser determinados.

O sistema desenvolvido por Montessori ganhou destaque pelas técnicas inovadoras usadas em jardins de infância e primeiras séries do ensino formal. Os principais jogos criados por ela e que são utilizados nos dias de hoje são o Material Dourado e o Alfabeto Móvel.

Palavras-chave: pedagoga, deficientes, sistema montessoriano, jogos, exercícios sensoriais, técnicas, recursos didáticos.

Fonte: http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17

Acessos: 355   Notas0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar |Informar erro | Indicar | Comentários (0)Baixar

Categoria: Imagens Pedagogia
VisitarConvite Popular Última atualização: 2/12/2009 16:35
Descrição:
Chama-se sexualidade a todas as formas, jeitos, maneiras como as pessoas expressam a busca do prazer. O ser humano tem como sua aspiração maior a busca de prazeres. A percepção do prazer varia de pessoa a pessoa, de acordo com sua história pessoal e social. As normas sociais, que mudam em cada cultura, norteiam a busca deste prazer, interferindo nos comportamentos, determinando o que é permitido, o que é proibido, quando é permitido e quando é proibido.

Existem leis explícitas em documentos oficiais e outras que se constroem no dia-a-dia. Por exemplo:

1) Uma pessoa está vivenciando sua sexualidade quando ela dança e se no momento em que está dançando, ela está querendo sentir prazer.

2) Uma pessoa está vivenciando sua sexualidade quando ela tem uma relação sexual e se nesta relação, ela está querendo sentir prazer.

Sob este aspecto, a sexualidade não está sujeita a julgamentos e não está restrita ao aspecto genital: extrapola a relação sexual. É muito importante entender que entre a busca de prazer e o encontro deste existe uma distância. O encontro do prazer no exercício da sexualidade depende de uma série de fatores, que compõem a história das pessoas: sua relação consigo mesmas, com os outros e com o mundo. Por exemplo:

1) E se antes de sair de casa para dançar, ela discutiu com alguém? se na pista de dança ela se sente desconfortável com sua roupa? se o cheiro de fumaça pode incomodá-la?

2) E se ao se relacionar sexualmente com alguém, ela não usou o preservativo e ficou com uma ressaca moral daquelas? Se o ambiente no qual aconteceu a relação tinha muito barulho e ela não aproveitou nada do encontro?

Muitas coisas podem acontecer entre a intenção e a ação, entre o sonho e a realidade, o desejo e a possibilidade... Quando se entende que a sexualidade está apenas vinculada ao aspecto da relação sexual se diz genitalidade, isto é centrada nos genitais. Esta abordagem, apesar de restritiva, nos leva a pensar que sobre a relação sexual é preciso ainda muito diálogo, pois pairam dúvidas, culpas, medos, pressões e repressões.

Palavras-chave: sexualidade, namorar, ficar, amor, paixão, convite.

Fonte: Departamento de DST-AIDS/Governo Federal

Acessos: 226   Notas0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar |Informar erro | Indicar | Comentários (0)Baixar



« 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22  23  24  25  26  27  28  29  30  31  (32)  33  34  35  36  37  38  39  40  41  42  43  44  45  »